Elimine os fungos das unhas com estas receitas simples e naturais

Elimine os fungos das unhas com estas receitas simples e naturais

Compartilhar

Fungos nas unhas é um problema muito delicado, com um tratamento difícil e muitas vezes embaraçoso para quem tem. Quem sofre do problema, muitas vezes tem receio de tirar os sapatos ou expor as mãos, principalmente em estágios avançados da infecção.

Apesar de sabermos que uma infecção com fungos dificilmente é causada por falta de higiene, a maioria das pessoas associam unha mal cuidadas a sujeira, desleixo. A maioria das infecções por fungos são causadas pelo combo umidade + sapatos fechados para fungo dos pês, ou ainda instrumentos de manicure e esmaltes contaminados no caso das unhas das mãos. O ambiente ideal para os fungos se proliferarem são:

  • Nível alterado do pH da pele
  • Sistema imunológico fraco
  • Exposição constante de ambientes úmidos, como sapatos e meias
  • Falta de higiene
  • Diabetes

Felizmente o mercado farmacêutico já tem uma gama de produtos específicos para tratar os fungos, porem a maioria deles tem um valor elevado e exige meses ou até anos para eliminar os fungos. Os dermatologistas estimam entre 3-6 meses para tratar os fungos nas unhas das mãos e entre 12-24 meses para tratar fungos nos pês, que são mais difíceis pelo ambiente escuro e abafado dos sapatos facilitar a sua proliferação. Mas, saiba que há alternativas naturais e baratas que são mais eficientes do que qualquer fármaco.

 

Vinagre de maçã

Quando há uma alteração no pH da pele, torna-se mais básico do que alcalino e isso é muito bom para o crescimento dos fungos. Se você opta por fazer um tratamento com vinagre de maçã, a melhor maneira é descansando os pés ou as mãos numa bacia com água e vinagre – na mesma proporção. Cubra completamente os pés ou as mãos com a solução e deixe agir por 30 minutos. Repita o procedimento pelo menos uma vez por dia, mas não mais que três vezes.

Em seguida, enxugue os pés ou as mãos com uma papel-toalha ou pano descartável, para evitar contaminações. Caso você não tenha tempo para fazer um banho de 30 minutos nos pés, coloque algumas gotas de vinagre na unha, duas ou quatro vezes por dia. Outra opção é, na hora de dormir, molhar um pedaço de algodão com vinagre de maçã e cobrir a unha doente com esse algodão, prendendo-o com um cordão (mas sem apertar muito). Faça isso todos os dias, por uma semana.

 

Óleo de orégano

Misture uma colher (de sopa) de azeite em duas gotas de óleo essencial de orégano (vende-se em lojas de produtos naturais). Em seguida, aplique na unha infectada. Deixa agir por pelo menos 30 minutos, sem cobrir o local. Certifique-se de que o óleo de orégano usado é original, com uma marca renomada para que a receita tenha os resultados esperados. Feito isso, lave os pés e enxugue com papel toalha. Repita o procedimento uma ou duas vezes por dia, pelo menos por três semanas. O óleo de orégano é um forte antisséptico, antibacteriano, antiparasitário, antiviral, analgésico e tem propriedades antifúngicas. Por isso, ele é um ingrediente muito útil no combate a fungos.