Ingredientes para potencializar o seu Cronograma Capilar

Ingredientes para potencializar o seu Cronograma Capilar

Compartilhar

Todas as mulheres querem cabelos lindos, brilhantes e hidratados. Aquele banho de salão, onde você sai de lá se sentindo uma princesa é realmente maravilhoso, mas, infelizmente, não faz parte da vida de todas. O orçamento apertado faz com que tenhamos que abrir mão da hidratação semanal dos cabelos no cabelereiro.

Mas, isso não é sinônimo de que você não pode ter cabelos bonitos! Basta fazer uma bela hidratação em casa, no conforto do seu lar, para manter os cabelos bonitos sem pesar no orçamento. Realmente o produto e as técnicas aplicadas no salão são diferentes e costumam ter um resultado melhor, mas você pode potencializar aquela máscara de hidratação que você já tem com ingredientes naturais.

Se você ficou interessada, vamos dar algumas dicas de melhorar aquele creme que está esquecido na gaveta do banheiro e ter cabelos bonitos e saudáveis. Vamos utilizar os termos hidratação, reconstrução e nutrição que já são comuns a qualquer mulher que segue o cronograma capilar, desta forma você vai saber exatamente como melhorar a sua máscara, de acordo a necessidade do seu cabelo!

Ah, vale lembrar que, ao misturar qualquer ingrediente na sua máscara, faca somente na porção a ser utilizada naquele momento, naquela hora. Não coloca o hidratante ou óleo diretamente na máscara toda, pois corre o risco de oxidar e não ter mais efeitos!

Máscara de Hidratação

  • Óleo Vegetal: Óleos de origem vegetal são ótimos para hidratar os fios. Você pode fazer a chamada umectação capilar, que consiste em aplicar apenas o óleo, direto nos fios, ou acrescenta-los a sua máscara favorita. Algumas sugestões são o óleo de coco, argan, jojoba, abacate ou gergelim. Além de hidratarem os fios, eles ainda fornecem uma serie de nutrientes para manter as madeixas saudáveis.
  • Ampolas: Em geral as ampolas vendidas nas farmácias ou lojas de produtos de beleza tem por fim hidratar os cabelos. Basta escolher alguma que tenha a função desejada (Antiquada, extra brilho, hidratação) e acrescentar a sua máscara.
  • Manteiga de Karite: Ela trata e nutre profundamente os fios. Por ser bastante emoliente da forca e brilho aos cabelos. Ela também ajuda a conservar a umidade natural dos fios, fazendo com que a hidratação dure mais tempo.
  • Mel: Outro ingrediente natural, ele age como a manteiga de karite, melhorando a retenção da hidratação nos cabelos.

Máscara de Reconstrução

Para fazer uma verdadeira reconstrução na estatura dos fios, é importante adicionar alguma das proteínas base, as que formam os cabelos na sua máscara de hidratação.

  • Queratina: Composta de 18 aminoácidos diferentes, é composta por cerca de 23% de proteínas que compõe a estrutura capilar. Ela restaura os cabelos de fora para dentro.
  • Colágeno: Outra proteína, a sua função principal é fortalecer e realinhar os fios. Ele também ajuda a reter a agua dos cabelos, preenchendo as ranhuras e uniformizando a cutícula do cabelo para fios mais fortes e resistentes a queda e quebra.
  • Elastina: Ela é a proteína responsável por recuperar a elasticidade dos fios, que ficarão mais saudáveis e resistentes a futuros danos.

Máscara de Nutrição

  • Aloe Vera: Conhecia no Brasil como Babosa, ela é excelente para nutrir os fios, que ficarão mais fortes e brilhantes. A babosa também é ótima para cuidar da saúde do couro cabeludo.
  • Argila: As argilastambém podem ser usadas no couro cabeludo. Elas são ricas em minerais que ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Pantenol: Conhecido como Bepantol, conquistou muitas adeptas no mundo da beleza, graças a sua alta quantidade de provitamina B5 que hidrata e nutre os fios.