Máscaras especiais para o Couro Cabeludo

Máscaras especiais para o Couro Cabeludo

Compartilhar

O modo de uso das máscaras de hidratação ou nutrição capilar e sempre o mesmo. Aplicar no comprimento dos fios e nunca na raiz. E porque isto? Claro que se aplicada na raiz, principalmente de pessoas que tenham os cabelos oleosos, os fios ficarão superpesados. Outro motivo é porque algumas máscaras possuem ingredientes inapropriados para o couro cabeludo, podendo entupir os folículos e causando oleosidade no couro cabeludo.

Porém, existem algumas máscaras que além de tratar os fios, também tratam o couro cabeludo. Essas máscaras possuem ingredientes adequados que permitem a perfeita aplicação no couro cabeludo. A ideia é regenerar, nutrir e acalmar o couro cabeludo, favorecendo, assim, a revitalização do cabelo.

Elas são especialmente indicadas para pessoas que sofrem de problemas no couro cabeludo, como caspa e seborreia. Outra indicação é, pelo menos 1 vez ao mês fazer uma esfoliação do couro cabeludo. Também há uma grande variedade de produtos especifico para uso no couro cabeludo que não vai afetar a saúde dos seus fios.

Se você gosta de produtos naturais, ou ainda de usar a natureza a favor da sua beleza, vamos mostrara receitas supersimples de mascaras especialmente para o couro cabeludo. Além de usar as máscaras comerciais, uma outra opção é fazer uma máscara para o couro cabeludo em casa. Dá mais trabalho, mas o resultado é mais natural e mais baratinho.

  1. Abacate + Gema de ovo: Separe meio abacate e uma gema de ovo. Bata a misture em um mixer ou liquidificador.

  1. Banana e Mel: Separe uma banana madura e uma colher de sopa de mel. Bata a mistura em um mixer ou liquidificador.

  1. Iogurte e Melado: Separe meio copo de iogurte natural e uma colher de sopa de melado. Misture bem até formar um creme.

Essas receitas são as bases da nossa máscara. Agora você pode acrescentar vários ingredientes para enriquecer sua máscara. Algumas sugestões:

  • queratina líquida
  • pantenol
  • ceramidas
  • argila
  • óleos vegetais
  • óleos essenciais
  • vitaminas e minerais
  • aloe vera
  • proteína

Receita de Máscara: 

  • 2 colheres de sopa de uma máscara para passar no couro cabeludo
  • 1 colher de sobremesa de óleo vegetal (coco, abacate ou jojoba)
  • 1 cápsula de vitamina E
  • 1 colher de sobremesa de pantenol e/ou ceramidas

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha. Passe em todo couro cabeludo e nos fios. Massageie delicadamente. Deixe agir por 15 minutos. Enxágue bem os cabelos. Essa máscara é indicada especialmente para cabelos danificados.  Se o seu cabelo for normal, após passar a máscara, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Dessa forma, pode passar a máscara com os cabelos secos e depois retirar a máscara com agua fria. Lembre-se sempre de selar os fios com um condicionador de pH ácido para fechar as cutículas dos fios.

Claro que, se o seu problema de descamação ou irritação no couro cabelo for grave, o ideal é sempre consultar um dermatologista. Ele será o profissional mais indicado para prescrever o melhor tratamento para controlar este distúrbio no couro cabelo que acaba por roubar a saúde e vitalidade dos seus fios.