Memorize qualquer coisa com esse truque incrível

Memorize qualquer coisa com esse truque incrível

Compartilhar

Por muitas vezes temos a impressão de que a nossa memória nos prega pecas constantemente. Sabe aquele assunto que você acabou de estudar ou aquele compromisso que marcou no dia anterior? Hoje parece impossível de lembrar deles. Desde pequenos compromissos e notas até coisas mais importantes, com o aumento da tecnologia deixamos de exercitar nossa memória.

Aquele antigo habito de anotar tudo na agendinha, ter uma caderneta de telefones acabou sendo substituído pela tecnologia. Hoje basta abrir o celular que ele já apresenta todas estas funcionalidades como bloco de notas, calendário e você ainda pode configurar um lembrete para não esquecer de maneira nenhuma.

Apesar de ser ótimo contar com a tecnologia, toda essa facilidade fez com que a nossa memória ficasse em segundo plano. A consequência é a falta de capacidade de reter o mínimo de informação. Se você passa por esse probleminha, a ciência pode te ajudar. Um truque bastante simples pode te ajudar a lembrar de tudo!

Truque simples para memorizar tudo

Esse truque supersimples para conseguir reter melhor as informações é super básico: Basta compartilhar aquela informação com alguém. De acordo ao um estudo sobre memorização conduzido por universidades Britânicas, ao repetir para outro a informação obtida, o aprendizado e a memorização se torna mais simples.

Para avaliar como aumentar as chances de memorizar detalhes, os pesquisadores realizaram três diferentes estudos com grupos de 20 estudantes de graduação. No primeiro teste, os participantes assistiram a clipes curtos de vários filmes. Em seguida, foram convidados a recordar informações sobre os vídeos a partir de vários minutos a sete dias após a visualização.

No segundo experimento, os voluntários receberam uma sugestão, como uma captura de tela do filme ou o título do filme, antes de assistirem aos clipes. Neste caso, os alunos se lembraram do enredo geral tão bem quanto o primeiro grupo, mas apresentaram desempenho significativamente melhor ao lembrar de pequenos detalhes.

Por fim, além de assistirem aos clipes, os participantes foram orientados a contar para outra pessoa sobre o que haviam acabado de ver. Foi este grupo que melhor recordou tanto o tema central quanto os pequenos detalhes dos filmes por mais tempo que os outros dois grupos.

Segundo os pesquisadores, ao compartilhar o que foi aprendido com outra pessoa você é capaz de codificar e armazenar melhor as informações, contribuindo assim para uma maior memorização dos fatos e dos detalhes a longo prazo.