O banho de mar além de delicioso traz uma série de benefícios...

O banho de mar além de delicioso traz uma série de benefícios para a saúde

Compartilhar

Com a proximidade do verão, muitas pessoas já estão se programando para as férias na beira da praia. A verdade é que é uma delícia ficar no mar ou a beira dele, tomando um sol e aproveitando para relaxar bastante. Você com certeza se sente mais energizado e leve depois de um delicioso banho de mar.

O segredo está nos componentes da agua do mar que dão essa sensação deliciosa de relaxamento e até tiram algumas dores que sentimos. Não é à toa a crença de que um banho de mar pode “descarregar” energias negativas. Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática e ainda estimula a pele e a circulação.

A agua salgada do mar tem mais de 80 elementos químicos diferentes que ajudam a aliviar tensões musculares pelo alto teor de sódio em sua composição. Enquanto isso, a massagem das ondas (mesmo que leve) funcionam estimulando a boa circulação do sangue pelo nosso corpo, melhorando a oxigenação das células de todo o organismo.

Devido a quantidade alta de zinco, magnésio, silício e cálcio, a agua marinha já vem sendo utilizada como um verdadeiro tratamento para doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose, o reumatismo e atrite. O sal marinho, feito a partir da agua do mar também é ótimo para a saúde por ser rico em cloreto de sódio e magnésio que são cicatrizantes e antissépticos naturais.

Banho de Sal Grosso

Entretanto, devido a questões geográficas ou ainda por falta de tempo e oportunidade, muitas pessoas não conseguem desfrutar de um delicioso banho de mar com uma certa frequência. A sorte é que você pode simular este banho relaxante e energizante em casa. Claro que a experiência de estar na praia, com o sol e a área é única, mas dá para ter uma experiência bastante agradável em casa.

Esta técnica é conhecida pelo nome de Thalassoterapia que usa as propriedades do sal marinho e das algas para ativar a pele e deixá-la mais bonita e revitalizada. Este banho além de relaxar o corpo por completo, tem efeitos ótimos para melhorar a tensão muscular e o funcionamento do sistema nervoso central. Ele combate o stress e alivia não só as tensões do corpo, mas também da mente.

O sódio ainda é ótimo para um efeito Detox no corpo, ajudando a eliminar as toxinas e ainda funciona como o brometo de um relaxante muscular natural, que faz com que seja benéfico para quem sofre de artrite. Já o sulfato de magnésio absorvido por completo pela pele tem efeito anti-inflamatório natural.

Como preparar o banho de sal grosso?

A banheira é a forma mais pratica de preparar um banho de sal grosso. Basta juntar uma mão cheia de sal grosso aos seus sais e produtos de banho. Outra dica é fazer um escalda pés com o sal grosso. Se você não tem banheira em casa, pode tomar um banho de sal grosso no chuveiro mesmo. Após o seu banho comum com sabonete, pegue um pouco de sal grosso e coloque no pescoço e deixe escorrer com a agua por todo o corpo.

Além das propriedades naturais relacionadas a saúde do corpo, muitos acreditam que o banho de sal grossa elimina a energia negativa que ficou acumulada ao longo dos dias. Muitos tomam o banho de sal grosso e ervas como a arruda para se livrar do mau olhado e da energia negativa.