O “dia do lixo” pode estar sabotando a sua dieta

O “dia do lixo” pode estar sabotando a sua dieta

Compartilhar
dieta

Atualmente as dietas favoritas das mulheres são bastante restritivas em determinado grupo de alimento. Há as famosas dietas sem glúten, sem lactose, baixo carboidrato, sem gorduras e frituras, e por ai vai.

Com certeza todas nós já tentamos alguma dieta que é difícil de manter mas que os resultados são fantásticos.

Parte das dietas tem o chamado “dia do lixo” ou ainda refeição livre, que nada mais é do que aquele momento maravilhoso em que podemos meter o pé na jaca e comer o que bem quisermos.

Sabe aquela pizza que você esperou a semana inteira para comer?

No dia do lixo pode! A maioria de nós acabamos seguindo dietas perfeitas durante a semana, já pensando naquele churrasco com cervejinha no fim de semana ou a sagrada pizza aos domingos.

Entretanto, é melhor repensar os seus hábitos antes de sabotar a dieta da semana inteira. É o alerta da Dr. Cintia Cercato, endocrinologista:

“Ela pode acabar com todo o seu esforço para entrar em forma, além de trazer prejuízos à saúde”. 

Em geral escolhemos os piores alimentos possíveis, aqueles privados pela dieta para o dia ou refeição do lixo e acabamos esquecendo dos nutrientes e calorias.

Ninguém pensa quantas calorias tem aquele hambúrguer com batata fritas ou ainda aquele acarajé, somente pensamos que está liberado porque é o dia do lixo.

O dia do lixo significar literalmente jogar fora todo o esforço durante a semana, todas aquelas saladas comidas contra a nossa vontade e aquelas suadas horas na academia, que parecem intermináveis.

Para a Dra. Cercato, “É melhor aderir a um cardápio mais flexível no dia a dia”.

Então nada de se martirizar e se culpar por aquele deslize, contanto que a exceção não vire regra e não comprometa a dieta.

Faz mais sentido não se privar completamente de certos alimentos e sim consumi-los de maneira moderada ao longo dos dias do que escolher um dia ou uma refeição para ter uma verdadeira overdose de calorias, gorduras e açúcar.

O segredo está na moderação. O nosso corpo não é uma lata de lixo, não devemos trata-lo desta maneira!