O jogo dos 7 erros na maquiagem que acabam te envelhecendo

O jogo dos 7 erros na maquiagem que acabam te envelhecendo

Compartilhar

A grande maioria das mulheres adoram maquiagem. Além de proporcionar a capacidade incrível de mudar de visual a cada dia, a maquiagem também permite esconder pequenos defeitos, enquanto valorizam outras partes do rosto.

Você não precisa ser uma especialista em maquiagem ou um guru do Youtube para saber que há certos tipos de make que ficam bem em você, enquanto outras não te valorizam. Com o tempo e um pouco de conhecimento sobre o seu formato de rosto, tipo de pele e suas limitações técnicas, você aprende direitinho qual a maquiagem que mais te valoriza.

Mas, você sabia que determinados tipos de produtos ou técnicas usadas podem estar te envelhecendo? Por isso, mais do que nunca é fundamental entender o papel que cada um dos produtos de maquiagem desempenha, como escolher o produto correto para o seu tipo e tom de pele. Se você ficou curiosa, vamos explicar os 7 grandes erros que acabam adicionando indesejados anos na sua aparência.

Não usar base e primer

A base, como o nome já diz, é o primeiro produto de maquiagem e o mais importante. Ela ajuda a uniformizar o tom da pele, escondendo levemente as machinhas e vermelhidões, mais comuns a pessoas de maior idade. Outro item essencial é o primer (ou pré-base), que ajuda a dar uma textura macia e uniforme a pele, ajudando a base a durar muito mais tempo

Errar na cor da Base

Esse erro não apenas envelhece a pele, como também estraga toda a make. O ideal é escolher o tom da base diretamente no rosto, de preferência na mandíbula para igualar o tom do rosto com o pescoço. Esqueça aquela dica de alguns lojistas de escolher o tom pelo punho, sempre teste a base no rosto.

Batom mate muito escuro

Os batons mates são os queridinhos das últimas temporadas, e os tons escuros reaparecem com o frio. Por mais que eles garantam um look glamoroso e invernal, os tons muito escuros acabam por dar uma aparência de lábios mais finos, o que é comum em mulheres que passaram dos 50. Se quiser usar esse tipo de batom, invista num lápis labial de mesmo tom para contornar a boca corretamente.

Exagerar no rímel

Outro erro muito comum é exagerar na hora de passar o rímel. O excesso de produto acaba dando aquele look de pestanas grudadas, de pata de aranha, comum em pessoas mais velhas. Esse excesso de produto, ao longo do dia acaba escorrendo e aumentando a aparência escurecida das olheiras.

Cuidado com o pó bronzeador

O pó bronzeador, ou bronzer, é um ótimo aliado da maquiagem para conferir aquele look saudável, de bronzeado natural e discreto. Entretanto, estes produtos geralmente são super pigmentados e acabam sendo utilizados em excesso. Isso gera aquele look laranja, típico de bronzeamento artificial e que também adiciona muitos anos a aparência do rosto.

Muito Iluminador

O iluminador é, sem dúvida nenhuma o item de maquiagem queridinho das youtubers e maquiadoras mundo afora. Se aplicado corretamente, a técnica de iluminar pontos essenciais no rosto é excelente para dar um glow na pele, de forma natural. Entretanto, o excesso do iluminador (ou do pó translucido) acaba por marcas as linhas de expressão, principalmente abaixo dos olhos e na Zona T.

O “meio” delineado

Essa técnica de delineador apenas do meio da pálpebra até o canto externo era bastante comum nos anos 80. Ela nasceu porque muitas mulheres não conseguiam fazer o delineado fininho junto do canto interno. Entretanto, essa técnica faz o olho perder a profundidade, além de ser bastante datada e não mais utilizada hoje em dia.