O segredo de Beyoncé para manter a forma durante a gravidez

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    A notícia da segunda gravidez da estrela Beyoncé deixou o mundo inteiro eufórico. Além de estar gravida de gêmeos, a cantora sempre aparece linda e magra, apesar da gestação. Nas últimas semanas da gravidez de Beyoncé voltou aos noticiários, após ela revelar qual o exercício físico que ela tem praticado nesse período.

    O responsável pelo vazamento dessa notícia foi o site US Weekly. Segundo ele, a cantora pratica Soul Cycle quase diariamente, acompanhada do marido, o rapper Jay Z. Como instrutora, ela conta com Angela Davis, a criadora da modalidade nova de exercícios que tem deixado muita gente curiosa.

    O que é o Soul Cycle

    O Soul Cycle é uma modalidade esportiva criada nos Estados Unidos pela personal trainer Angela Davis. A aula une spinning (uma aula de alta intensidade na bicicleta), a uma coreografia com música e pesos nas mãos. A modalidade trabalha o sistema cardiovascular, melhora a coordenação motora por unir exercícios nas pernas e braços simultaneamente além de aumentar a forca.

    Exercício físico na gravidez: Sim ou Não?

    A verdade o que gerou todo esse burburinho do noticiário de fofocas internacional não foi a Soul Cycle em si, e sim o fato de Beyoncé, gravida de gêmeos, praticar um exercício físico de alta intensidade. Para tirar a dúvida sobre a recomendação da pratica esportiva durante a gravidez, consultamos o obstetra Dr. Domingos Mantelli.

     

    Exercícios de Alta Intensidade

    De acordo ao especialista, não é indicado a pratica de exercícios de ata intensidade ou alto impacto. A justificativa é que eles podem estimular e induzir o trabalho de parto prematuro, além de reduzir o fluxo placentário, causando possíveis sequelas ao bebe. “Se a mulher começa a ter uma frequência cardíaca muito elevada, ela fica com falta de ar porque falta oxigênio. Consequentemente, falta também para o bebê”, explica.

    Exercícios de Baixa Intensidade

    Muitas pessoas acham que durante a gravidez a mulher está totalmente proibida de realizar qualquer atividade física. A resposta é que a pratica de exercícios, se bem orientada é extremamente benéfico a gravida. “Precisa ser a atividade certa, feita de maneira correta e acompanhada por um profissional que esteja preparado para lidar com gestantes”, orienta o médico.

    Alguns exemplos de exercícios de baixa intensidade recomendados para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez: “Nesse caso, ela deve começar de forma mais leve. As atividades mais recomendadas são hidroginástica, ioga, Pilates, porque são mais tranquilas”, comenta Dr. Mantelli.

     Mulher muito ativa antes da gestação

    Apesar da recomendação médica ser de praticar esportes e atividades físicas de menor intensidade, mulheres que era muito ativa antes de engravidar, ou que praticavam atividades de alta intensidade devem se manter ativas. É necessário fazer adaptações, como reduzir os pesos e evitar alguns exercícios, mas elas podem sim continuar a pratica esportiva usual.

    Para tanto, é essencial o acompanhamento de um médico e de um profissional de educação física. Não somente os pesos, mas os exercícios e principalmente a frequência cardíaca deve ser observada.  “A frequência cardíaca não deve chegar a 160 batimentos por motivo e a gestante não deve ficar ofegante”, explica. Isto porque estes são os sinais de que pode faltar oxigênio ao bebê.