O sulfato é realmente um vilão no seu shampoo?

O sulfato é realmente um vilão no seu shampoo?

Compartilhar

A moda dos shampoos sem sulfato chegou ao Brasil, deixando as mulheres cada vez mais atenta aos ingredientes de cada produto. O shampoo sem sulfato (sulfate free) é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio (LSS). Essa é a substância que faz espuma; mas que pode remover a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz ou quebra.

O Lauril sulfato de sódio (LSS) é um detergente que faz parte de muitos produtos como shampoos, sabonetes e cremes dentais, e um desengordurante muito eficaz e barato que não só limpa como tira toda a camada lipídica que serve de proteção para os cabelos, provocando ressecamento e danos às mechas.

O shampoo sem sulfato é mais suave e faz pouca ou nenhuma espuma: eles higienizam as madeixas sem esfregações ou espuma. Basta uma massagem suave em todo couro cabeludo e, em seguida, enxaguar. É uma forma de manter as cutículas intactas, e é uma excelente opção para cabelos porosos ou danificados.

 

Qualquer tipo de cabelo pode usar shampoo sem sulfato? 

Para cabelos ressecados, crespos ou cacheados, com químicas, finos, frágeis, tingidos e descoloridos. Ou seja, quem tem cabelos lisos e oleosos pode se beneficiar como um shampoo sem sulfato, ou não, precisa testar. Esses shampoos ajudam a deixar os cachos mais soltinhos, definidos e sem frizz. Aumentam a durabilidade da coloração, diminuem o atrito entre os fios e até mesmo reações alérgicas. Para quem tem fios ou couro sensíveis esse tipo de shampoo também é uma ótima opção: ele mantém as cutículas preservadas, diferentemente dos shampoos sintéticos.

Benefícios do Shampoo sem sulfato 

Segue um resumindo das principais vantagens:

  • Ajuda a manter a cor dos cabelos mais vivas, evitando o desbotamento rápido.
  • Evita alergias no couro cabeludo.
  • Evita a quebra capilar, a porosidade e o ressecamento.
  • Ajuda a fibra capilar a ficar mais resistente e saudável.