Porque algumas mulheres não têm apetite na gravidez?

Porque algumas mulheres não têm apetite na gravidez?

Compartilhar

A gravides é, ao mesmo tempo um momento magico e angustiante na vida de muitas mulheres. Algumas são abençoadas com uma gravidez tranquila, livre de desejos loucos, náuseas recorrentes e dores estranhas, enquanto a maioria sofre todos esses efeitos da gravides.

Muitas gravidas tem náuseas, dores de estomago e vômitos recorrentes, principalmente no primeiro trimestre da gravidez. Com a náusea vem aquela pergunta “Será que se eu comer isso vou passar mal?” o que acaba gerando um verdadeiro medo de várias gravidas de se alimentar. Essa falta de apetite e receito de comer é extremamente prejudicial ao feto, principalmente do 4 ao 6 mês, quando acontece o maior “crescimento” do bebe, sendo extremamente necessária a nutrição da mãe.

Quais os motivos da falta de apetite?

Primeiro Trimestre: o aumento abrupto dos níveis de progesterona no corpo da mãe é uma causa comum da falta de apetite. A progesterona acaba reduzindo e dificultando o processo de digestão, assim como a absorção de agua pelo cólon é mais difícil. A necessidade de suplementação com ferro leva a constipação, que também reduz consideravelmente o apetite da gravida.

Segundo trimestre: Nesse momento o sistema digestivo da gestante está mais desacelerado. Isso se dá, pois, o útero pressiona o intestino grosso, causando constipação e perda de apetite. Além disso, tem-se que considerar todo o stress físico, emocional e as mudanças hormonais que a mulher está passando nesse período especial da vida.

Terceiro Trimestre: No final da gravidez o bebe já está bastante grande, acabando por pressionar o estomago da mãe. Essa pressão dá uma sensação de saciedade, assim como reduz consideravelmente o tamanho do estomago, fazendo com que a gravida não tenha muito apetite, assim como se sacie com pouco.