Porque pular refeições é tão ruim?

Porque pular refeições é tão ruim?

Compartilhar
alimentacao-regular

A falta de alimentação regular tem uma serie de consequências ruins não somente para o nosso corpo, mas também para a nossa mente.

É por isso que a maioria das dietas sugerem fracionar as refeições ao longo do dia, para acelerar o metabolismo, manter energia ao longo do dia sem evitar picos de açúcar ou de pressão baixa.

A maioria de nós leva uma vida corrida no trabalho e muitas vezes não conseguimos tempo suficiente para nos alimentarmos.

Muitas vezes não lembramos a última refeição e o almoço é cada vez mais substituído por um lanche que possa ser feito rapidamente.

Pular refeições se tornou uma verdadeira rotina para a maioria da pessoas, mas os especialistas alertam para os efeitos negativos no nosso organismo.

A recomendação é se alimentar de 3 em 3 horas, respeitando as três grandes refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) e consumir lanches leves e saudáveis entre elas.

Tudo isto estamos carecas de saber, mas quais as verdadeiras consequências da falta de regularidade nas refeições?

O que a falta de alimentação em longos períodos seguido de ingestão exagerada de alimentos pode causar no nosso corpo e mente?

O metabolismo desacelera: é claro que o tempo para os alimentos serem processados varia de pessoa para pessoa e que muitas tem o chamado metabolismo acelerado.

Entretanto, a maioria precisa fracionar a alimentação para evitar as quedas de energia e se manter alerta e focado ao longo do dia.

Esse mecanismo também evita exageros nas principais refeições do dia, uma vez que o organismo não estará em estado de inanição.

 

Redução da produtividade: A glicose é o principal combustível para o cérebro, é o que nos mantem ativos e produtos durante todo o dia.

A maioria das pessoas tem picos de produtividade depois do almoço ou até a noite, quando o organismo já está devidamente abastecido, enquanto a maioria não é produtiva pelas manhas.

Prefira fontes de glicose naturais como frutas, verduras e cereais integrais que levam mais tempo a ser digerido se comparados aos açúcares refinados.

 

Escolhas saudáveis na próxima refeição: Quando estamos com muita fome, é natural que façamos péssimas escolhas, cheias de carboidratos, açúcar e doces, exatamente visando elevar o nível de glicose.

A falta de nutrientes como carboidratos complexos ou proteínas causa os temidos picos de glicose, com uma queda vertiginosa logo em seguida, o que é péssimo pro organismo.

Exatamente por estarmos bem alimentados é que não exageramos naquele buffet do restaurante self-servisse ou que iremos pular a sobremesa.

Então você já sabe, sempre tenha um lanche saudável a disposição entre as refeições para evitar os picos de glicose e falta de energia ao longo do dia.

Você pode escolher um biscoito integral (dê preferencia aqueles ricos em fibras e com pouco carboidrato), uma fruta ou deliciosas castanhas e amêndoas.

As opções de lanches são variadas, então não tem mais desculpa para morrer de fome o dia todo e atacar aquela pizza no jantar.