Porque voce deve incluir já a Chia na sua dieta

Porque voce deve incluir já a Chia na sua dieta

Compartilhar

Nos últimos meses muito tem se falado da chia. As prateleiras estão abarrotas desta semente e de produtos derivados dela. Mas, você sabe realmente o que é a chia e o que ela pode fazer pela sua saúde e pelo seu emagrecimento? A chia é uma semente que tem origem em regiões da América do Sul e América Central, como a Colômbia, México e Guatemala.

Muitos a conhecem pelo nome de Sálvia Hispânica, a chia é usada a muito tempo por estes povos. Os astecas a consumiam como fonte de força e resistência física, principalmente para os seus guerreiros. Ela é uma semente bastante pequena com cerca de 2mm de diâmetro, com cores variando entre o castanho, cinza, branco e preto. Ou seja, se a sua chia não for preta não quer dizer que ela não é autentica.

A verdadeira descoberta do mundo ocidental da chia se deu graças aos nutricionistas e nutrólogos que a prescreveram como suplemento de dieta para os seus pacientes. Isto graças a sua ação anti-inflamatória, que promove um verdadeiro Detox do organismo, enquanto garante uma sensação de saciedade. A nutricionista Regina Su do Hospital Sepaco desta as propriedades que fizeram a chia tão famosa:

“Este alimento ainda é rico em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possui um baixo índice glicêmico. Vale alertar que a semente de chia é calórica, podendo chegar a 486 quilocalorias em 100 gramas”

Chia na Dieta

A fama atual da chia com certeza se deve aos aficionados por dieta e pelo mundo fitness, que redescobriram essa semente incrível da américa central. Hoje você consegue encontrar a chia em virtualmente qualquer lugar, em qualquer cidade. Ela é realmente ótima não somente para quem quer perder peso, mas também para qualquer um que deseje levar uma vida mais saudável.

Quando hidratada ela solta um gel que é o responsável pela sensação de saciedade que a chia provoca. É possível adicionar a chia ao seu iogurte, suco ou smoothie e ele se tornará mais cremoso e cheio de fibras. Você ainda pode fazer um delicioso e light pudim de chia, ao adicionar a semente ao seu suco favorito. A quantidade de fibras também ajuda na saciedade, que é ótima para evitar comer desenfreadamente.

“As fibras presentes na chia são solúveis, sendo assim, ao entrar em contato com a água a chia vira um gel, retardando a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos”

5 benefícios do consumo de chia

Além de ser uma verdadeiro coadjuvante no emagrecimento saudável, a chia tem outros benefícios incríveis para a sua saúde. Confirma abaixo alguns dos benefícios que você pode ter ao incluir a chia na sua vida:

Reduzir a glicemia

A chia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (a glicemia), pois ela melhora a forma que a insulina atua nas nossas células, tornando a conversão do açúcar em energia muito mais simples e efetiva.

 Elimina Radicais Livres

”Rica em oxidantes, a semente possui em sua composição a presença de flavonoides, compostos que são fundamentais para evitar a formação de radicais livres pelo organismo”, explica Regina.

Dentes e Ossos fortes

Graças a elevada quantidade de cálcio presente na semente da Chia, ela ajuda a manter a saúde de ossos e dentes.

Anti-inflamatório Natural

”Sua alta concentração de ômega 3 age como um anti-inflamatório natural, o qual ajuda na prevenção de doenças como depressão, diabetes, artrite.

 

Detox Natural

A chia melhora o funcionamento de todo o sistema digestivo, melhorando o funcionamento do intestino. Ela é um verdadeiro Detox natural.