As principais causas da queda de cabelo em mulheres e como evitar

As principais causas da queda de cabelo em mulheres e como evitar

Compartilhar

O cabelo é sempre uma grande preocupação e vaidade de qualquer mulher. Isso porque, muitas vezes, a ideia de feminilidade está associada a um cabelo bonito, longo e saudável. Entretanto, por diversos motivos, a queda de cabelo pode ocorrer e o tratamento acaba não sendo tão simples.  Por mais que as vitaminas e shampoos especiais ajudem, o tratamento para a queda de cabelo é bem mais difícil e complicado, pois pode ocorrer por uma enormidade de fatores.

Para homem, a alopecia (o nome científico da queda de cabelo) é um verdadeiro problema e muitos deles sofrem com a calvície total ou parcial. Mas, infelizmente, a alopecia não é exclusiva do sexo masculina. Muitas mulheres sofrem com perda de cabelo em locais especifico, como a frente e topo da cabeça ou até com a perda drástica de volume dos fios.

Antes de tratar a queda, é importantíssimo conhecer a causa, pois cada uma delas vai levar a um tratamento diferente. Abaixo listamos algumas das causas mais comuns da queda de cabelo, principalmente em mulheres, mas, para um diagnóstico e tratamentos corretos consulte sempre um médico.

Dieta de baixa proteína

Se você não tiver proteína suficiente em sua dieta, o corpo vai “economizar” seu uso reduzindo a produção de cabelo. Isso normalmente acontece de 2 a 3 meses após a redução na ingestão de proteína. Para resolver, inclua em sua dieta fontes de proteína, como peixes, carne e ovos.

Hipotireoidismo ou distúrbios na Tireoide

É uma doença causada quando a tireoide não expele as quantidades suficientes de hormônio para o bom funcionamento do organismo. O corpo experimenta falta deste hormônio em diversas frontes, e uma delas é a queda dos fios. Para diagnóstico e tratamento, consulte um médico endocrinologista que te passara todos os exames necessários e vai prescrever a medicação para tratar esta doença.

 Gravidez e Pós-Parto

Muitas mulheres sofrem uma queda drástica nos cabelos durante a gravidez, mas a maioria no pós-parto. Ela é causa pela rápida alteração hormonal. Mas não se desespere, este quadro de queda dos fios é naturalmente reversível depois de alguns meses do nascimento do bebe.

Emocional e Stress

Traumas físicos relacionados a acidentes e doenças como gripe e febre podem causar uma queda temporária e passageira dos cabelos. Entretanto, o stress emocional também pode causar queda e enfraquecimento dos fios de maneira mais prolongada. Para melhorar este quadro, é necessário combater a causa do stress, seja ele físico ou emocional para que a saúde dos fios seja restaurada.