Quais os principais indicativos do início da dentição do bebe?

Quais os principais indicativos do início da dentição do bebe?

Compartilhar

No organismo delicado e ainda em formação do bebe, qualquer mudança que poderia ser considerada pequena e simples no organismo de um adulto, vem cheia de indicativos e um certo medo da parte dos pais.

A adaptação com um bebe pequeno é realmente uma tarefa árdua e por isso, muitos pais procuram desesperadamente por sintomas, indicativos que os ajudem a entender melhor o que os seus bebes tem passado.  A início da dentição do bebe é um desses períodos de mudanças que enche os pais de dúvida.

Geralmente os primeiros dentinhos aparecem depois dos 06 meses de idade, começando pelos incisivos centrais (os chamados dentes da frente) e depois os seus equivalentes inferiores. Depois vem os incisivos laterais, que podem levar alguns meses até aparecerem por completo.

O aparecimento dos primeiros dentes, ao contrário do que muitos pais acham, não causa dor, apenas um pouco de sangramento. Entretanto, as gengivas do bebe acabam cocando muito, além do excesso de produção de saliva como um lubrificante natural. Por isso, os bebes acabam muito irritados nesse período. Se você está passando pelo início da dentição, conheça os seis principais sintomas do aparecimento dos primeiros dentinhos.

06 principais sintomas do início da dentição

Nem todos os bebês têm as mesmas reações de desconforto e alteração pelo nascimento dos primeiros dentinhos. É muito comum que os sintomas variem de acordo com o humor, ambiente e quantidade de dentes que estão rompendo a gengiva.

  1. Aumento de salivação devido à maturação das glândulas salivares e dificuldade para engolir a saliva produzida;
  2. Diarreia por distúrbio gastrointestinal causado pela contaminação através objetos levados à boca e pela sucção dos dedos;
  3. Febre baixa e passageira;
  4. Gengivas inchadas e irritação local;
  5. Agitação, choro e perda de sono habitual;
  6. Perda do apetite.

É normal o desconforto da dentição deixar a criança sem vontade de comer. Forçar a comida ou leite na hora em que ela está irritada não é uma boa ideia. Prefira dar alguma coisa gelada para ela comer, que pode ajudar a amenizar o desconforto.