Quais os principais tipos e como usar as máscaras faciais

Quais os principais tipos e como usar as máscaras faciais

Compartilhar

As máscaras faciais são um verdadeiro hit de beleza desde sempre. As opções são enormes: você pode apostar numa mascara caseira, nas mascaras de argila, nas mascaras de tecido (sheet masks) para dar um upgrade na sua pele de forma rápida. As máscaras são uma espécie de tratamento intensivo facial, que dura em média 15 a 30 minutos, mas que vai ajudar a deixar seu rosto mais hidratado e renovado.

Entretanto, devido à variedade de opções das máscaras faciais, muitas pessoas deixam de usa-las por ter dúvidas sobre a escolha da máscara perfeita para os resultados que você espera.  Por isso vamos te ajudar com um guia rápido para você incluir esse incrível tratamento de beleza na sua rotina!

Como usar máscara facial

Um dos grandes mitos acerca das máscaras faciais é sobre a sua utilização. Muitos acreditam que as máscaras devem ser restritas a uma ou duas vezes na semana. Entretanto, diferente de tratamentos agressivos como peelings e cremes com esfoliantes, a máscara facial, a depender das suas propriedades, pode fazer parte da sua rotina diária de beleza. É o que conta a cosmetologia e esteticista Isabel Pitai.

“Devem ser aplicadas com cuidado, se atentando às substâncias ideais para a pele, assim não acontecerá uma agressão”

Por isso, use e abuse das máscaras faciais, principalmente as que tem propriedades hidratantes. Se você tem algum evento especial, a aplicação de uma máscara super hidratante vai te ajudar a ter uma pele perfeita e com bastante glow. A única ressalva é quanto as máscaras de argila, compradas prontas ou feitas em casa. Por ter ação adstringente, secando a pele e as espinhas, o seu uso deve ser restrito a até 02 vezes na semana.

Como adicionar a máscara facial a sua rotina

Depois de escolher o tipo de máscara ideal para a sua pele e para as necessidades que você deseja, seja ela hidratante, secativa, detox/purificante ou com ativos anti-idade, é essencial respeitar a ordem de aplicação dos produtos. Isso porque, determinados produtos de constância mais pesada, ou a base de agua ou óleo acabam por criar uma camada na pele que impede a ação e absorção de outros tratamentos faciais.

Comece lavando a sua pele com um sabonete especifico para o seu tipo de pele. Caso você tenha indicação, pode usar um tônico adstringente. Depois, basta aplicar a máscara facial e deixar agir pelo tempo indicado pelo fabricante que varia de 10 a 30 minutos. Depois, continue a sua rotina de beleza com séruns ou tratamentos específicos (anti-acne, anti-idade) e sele todos os produtos com um hidratante potente. Se você fez uso da máscara facial pela manhã, lembre-se sempre de utilizar um protetor solar adequado para o seu tipo de pele.