Quais os tratamentos que realmente funcionam para clarear manchas?

Quais os tratamentos que realmente funcionam para clarear manchas?

Compartilhar

Boa parte das mulheres sofrem com manchas no rosto, de diferentes origens: melasmas, manchas de gravidez, de acne ou apenas despigmentação de alguma área do rosto. Mas, todas tu tens algo em comum. A insatisfação e vontade de ter um rosto de tonalidade uniforme. As manchas podem aparecer principalmente na idade fértil e durante a gravidez, em regiões que acumulam melanina — como as bochechas, testa e acima dos lábios — e são desencadeadas por inclinação genética, ou por outros fatores como os de origem hormonais, exposição a raios UVA e UVB sem a devida proteção, que acaba por estimular mais ainda o organismo a produzir melanina, que causa estas manchas de tom escuro e castanho.

Tratamentos para amenizar as manchas no rosto 

Primeiramente, é importante reforçar que, diferente do que circula pela internet, pomadas hidratantes como Bepantol, Hipoglós e Minâncora, bem como receitas caseiras à base de maisena, açúcar e limão, não clareiam manchas da pele. Elas podem ser muito boas para hidratar a pele, deixar uma sensação boa de limpeza e hidratação, mas não tem propriedades clareadoras.

É bom que você saiba que quanto mais precoce o tratamento, maiores são as chances de as manchas desaparecerem.  Aos primeiros sinais, a melhor medida é consultar um dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado para a situação da sua pele.

Laser CO

Esse laser é ótimo não apenas para clarear e minimizar as manchas, como também promove um verdadeiro rejuvenescimento da pele, melhora a aparência de rugas, cicatrizes de acne enquanto combate a flacidez principalmente na pele mais madura. Por atingir a epiderme, a camada mais profunda da pele, o resultado soa ótimos e bastante duradouros se comparados a tratamentos menos agressivos.

Entretanto, vale notar que a pele fica bastante irritada e feia durante 1-2 semanas após a aplicação deste laser. O tratamento deve preferencialmente ser feito no inverno, quando os raios solares são mais fracos pois é totalmente contraindicado a exposição solar após o Laser CO₂.

Spectra Laser Toning

Este laser é o que há de mais novo no mercado da estética. O aparelho é aprovado pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration), muitos consideram o o que há de mais avançado e moderno no tratamento de manchas de qualquer natureza. Antes desse tratamento ser aprovado, havia uma contraindicação de se fazer laser, por conta do risco de causar efeito rebote na mancha (o laser causa um processo inflamatório na pele, que por sua vez se defende produzindo mais melanina o que pode intensificar ou aumentar as manchas).

Peeling Químico

Boa parte das manchas na pele atingem apenas as camadas mais superficiais e para este tipo, o peeling é uma ótima alternativa para minimizar a aparência das manchas. O peeling químico utiliza ácidos alfa-hidroxi, que podem ser eficazes no tratamento nestas manchas superficiais. Peelings químicos queimam a camada superior da pele danificada, revelando uma pele mais clara e sem danos. Para melhores resultados, tenha o seu peeling químico realizado por um profissional.

O peeling é bastante agressivo pela pele e, portanto, é geralmente feito em sessões então o resultado não é imediato. Em geral são necessárias de 5-10 sessões para que a pele realmente não tenha mais manchas. Vale ressaltar que durante o peeling também não pode ocorrer exposição solar. Ele funciona removendo as células mortas da pele e estimulando o aparecimento de novas células.