Apesar de a grande maioria das mulheres no Brasil terem pele oleosa, a pele seca ainda é um problema que preocupa muitas delas. Geralmente é apenas a característica da pele e pode ser facilmente controlado com produtos específicos para pele seca, então o ideal é sempre consultar um dermatologista para uma indicação dos melhores produtos e tratamentos para o seu tipo especifico de pele.
Em outros casos, fatores externos e ambientais como frio, vento, poluição, fumaça, stress e estilo de vida podem piorar esse quadro, transformando uma pele naturalmente seca e saudável em uma pele desidratada e ressecada. A pele seca não é sinônimo de pele ruim ou não saudável, mas quando esse quadro se intensifica, é essencial conhecer os gatilhos que podem acabar piorando o estado e saúde de sua pele.
Causas do ressecamento da pele
Todos estes influenciadores externos podem ser minimizados com uso de cremes hidratantes, e restrição aos sabonetes mais ásperos e secativos. Com o ressecamento, há sensação de aperto na pele, especialmente, após o banho, aspereza e prurido (coceira).
- Idade: Depois de passar dos 40, a pele costuma ficar mais seca. Cerca de 50% dos adultos acima dos 40 anos acabam ficando com a pele seca.
- Clima: Pessoas que vivem em clima seco, com baixa umidade do ar, excesso de vento ou ainda em regiões muito frias costumam ter pele seca. É so notar como a sua pele fica diferente do verão (geralmente oleosa) e seca no inverno.
- Condições de trabalho: Pessoas que trabalham em locais que exigem contato constante com produtos químicos, imersão em agua ou ainda em cozinhas industriais com o excesso de óleo e vapor.
- Piscina e Praia: Visitar a praia com frequência ou piscinas com excesso de cloro e químico.
- Calor: Ambientes com aquecimento central, fogões à lenha, aquecedores e lareiras também reduzem a umidade e secam a pele.
- Banho Quente: O banho muito quente acaba retirando a oleosidade da pele, deixando-a mais seca e com aquele aspecto de repuxamento.