Quanto de proteína tenho que consumir por dia?

Quanto de proteína tenho que consumir por dia?

Compartilhar
proteina

 Com o sucesso de dietas hiperproteica como a Low-Carb, Dieta da Proteína, Dr. Atkins e a Paleo, as pessoas passaram a consumir cada vez mais proteínas no seu dia-a-dia, mas ainda resta a grande pergunta:

Quanto de proteína tenho que consumir por dia? Infelizmente a resposta para esta pergunta não é tão fácil e simples como pode parecer.

Para aqueles que ainda tem dúvida da diferença desta dieta (ou para muitos estilo de vida), vamos explicar um pouco como as dietas hiperproteica funcionam e quais as suas vantagens para o emagrecimento saudável.

Pode ser chamada de hiperproteica qualquer dieta onde há o elevado consumo de gorduras animais e vegetais e proteicas, em geral em conjunto com baixa ingestão de carboidratos. Elas priorizam carnes de qualquer espécie (frango, peixe, porco e boi), laticínios (queijo, iogurtes, nata) e verduras ricas em proteínas (folhas verdes, tomate, brócolis, couve flor, abobrinha e berinjela).

No cardápio destas dietas está terminantemente excluído massas, pães, doces com açúcar artificial e boa parte das frutas.

O segredo desta dieta está simplesmente na troca de fontes de energia, do carboidrato para a gordura boa. O carboidrato é facilmente digerido e convertido pelo nosso organismo em açúcar (glicose).

O excesso do carboidrato é armazenado pelo organismo na forma de gordura, gerando o ganho de peso. Já se elevando o consumo de proteínas, as taxas de glicose no sangue são equilibradas pois a digestão da proteína é muito mais lenta e não é armazenada pelo organismo que, na ausência do açúcar, ataca as próprias células de gordura como forma de ter energia.

É daí que as dietas ricas em proteínas são excelentes na perda de peso e principalmente redução da gordura corporal.

Entretanto, como já se é esperado, para suprir o carboidrato ausente na dieta, é preciso consumir altas doses de proteínas ao dia e essa tarefa pode ser um pouco difícil.

Primeiro é preciso entender o quanto de proteína o nosso corpo precisa e isto varia de acordo ao nosso desejo (emagrecer ou manter peso), o nosso tipo de atividade física (ativa ou sedentária) além de fatores como idade.

Explicaremos abaixo como adequar a sua dieta a quantidade recomendada de proteínas:

  • Para manter o peso com saúde: é preciso consumir no mínimo 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso. Ex. uma pessoa saudável com 60kg precisa de no mínimo 48 gramas de proteínas ao dia.
  • Para pessoas ativas: Ativas são considerados aqueles que praticam um mínimo de 40-50 minutos de atividade física ao menos 4 vezes na semana. Para estes, o cálculo é de 1,2 gramas de proteína por quilo. A mesma pessoa de 60kg precisaria de no mínimo 72 gramas de proteínas ao dia para recompor a fibra muscular perdida durante os exercícios.
  • Para pessoas que querem emagrecer: Troque o carboidrato que vira glicose pela proteína que aumenta a saciedade por ser digerida com mais dificuldade. As dietas hiperproteica recomendam um mínimo de 2 gramas de proteínas diárias por quilo. Aquela pessoa de 60kg, caso deseja reduzir o seu peso, deveria consumir no mínimo 120 gramas de proteínas ao dia.
  • Para pessoas acima de 50 anos: Com o passar dos anos o corpo acaba perdendo massa muscular e tônus. As proteínas são excelentes aliadas para manter o corpo saudável na terceira idade. Para este grupo não há recomendação mínima, mas fica aquela máxima de quanto mais melhor.