Que tal fazer o seu próprio desodorante natural?

Que tal fazer o seu próprio desodorante natural?

Compartilhar

Muitas pessoas ficaram preocupadas após estudos relacionarem o uso de desodorantes do tipo antitranspirante com o aumento de casos de câncer de mama, especialmente em mulheres. Os desodorantes que possuem o cloridrato de alumínio (sais de alumínio) obstruem os poros, dificultando a passagem do suor, impedindo que a pele respire.

Por mais que a função primaria do desodorante seja realmente impedir a saída do suor, este é o meio que o nosso corpo tem de regular a temperatura interna e eliminar toxinas que, pela obstrução dos poros, estas substancias acabam se depositando em regiões próximas as axilas, migrando para os seios.

Outro questionamento recorrente é sobre a presença de parabenos nas formulas dos desodorantes. Eles funcionam como conservantes e estabilizantes e também são absorvidos por completo pela pele. A estrutura dos parabenos é bastante parecida com o estrogênio, hormônio produzido pelo nosso corpo, que, a longo prazo pode ser prejudicial para a saúde.

Se você faz parte do grupo daqueles preocupados com as formulas e químicos pesados presentes na maioria dos desodorantes encontrados no mercado, ou apenas deseja levar uma vida com menos industrializados e menos impacto ambiental, vamos ensinar duas receitas de desodorante natural que funcionam super bem!

Óleo de coco e Bicarbonato de Sódio

O mau cheiro nas axilas é ocasionado pelo combo bactérias mais suor e é desagradável para a maior parte das pessoas. O desodorante bloqueia a umidade dessa região e disfarça o mau cheiro com um aroma natural agradável. O bicarbonato é um ótimo bactericida, ao passo que o óleo de coco hidrata e suaviza a pele e também tem propriedades que evitam a proliferação das bactérias.

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda

Para fazer o seu desodorante é muito fácil. Comece derretendo o óleo de coco em banho maria ou no micro-ondas, sempre lembrando de manipular a mistura com utensílios de plástico ou madeira para evitar a oxidação. Depois basta acrescentar o bicarbonato e as gotas de óleos essenciais e misturar bem. Deixe a mistura na geladeira até endurecer.

De preferência a colocar o seu desodorante num recipiente com tampa e pá, para evitar manipular o produto com as mãos todo o tempo e acabar infeccionando a mistura. Outra dica é para aqueles que moram em locais quente, a mistura deve ser mantida na geladeira para não derreter.

Você pode trocar os óleos essenciais de acordo a seu gosto e função. O de melaleuca (tea tree) e o óleo de cravo são excelentes bactericidas naturais. Para um aspecto refrescante, utilize o óleo de hortelã-pimenta ou de lavanda. Se a sua preferência são cheiros florais, o óleo de ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass são a melhor escolha. Para um cheiro mais profundo e amadeirado, escolha o óleo de cedro.

Desodorante de Laranja

  • Casca de 2 limões
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal marinho

Comece ralando bem as cascas das frutas e colocando em infusão em agua quente. Coe esta mistura e deixe esfriar. Coloque o sal marinho e o bicarbonato e misture bem. Esta mistura fica bastante liquida, então a dica é coloca-la num recipiente spray para facilitar a aplicação.