Receitas naturais e caseiras para se livrar das machas e cicatrizes da...

Receitas naturais e caseiras para se livrar das machas e cicatrizes da acne

Compartilhar
girl squeezing spot

Quase todo mundo já teve as terríveis espinhas e cravos na pele em alguma época da vida. Elas são mais comuns na adolescência, mas muitas vezes deixam marcas e cicatrizes eternas na nossa pele. A acne é causada por uma enormidade de fatores e pode parecer em várias áreas do corpo, como rosto, colo e costas. Ela não indica necessariamente algum problema de saúde, mas é uma verdadeira responsável por deixar a auto estima lá em baixo.

A acne é uma manifestação do excesso de oleosidade, o excesso de sebo na pele. Ela pode aparecer tanto visível na pele como uma bolinha de pus ou ainda internamente. Sem contar os temíveis cravos que insistem em deixar o nariz e testa pretos e que são bem difíceis de tirar. Exatamente pelo incomodo estético muitas pessoas não resistem a tentação de espremer as espinhas.

Por mais tentador que seja, não faça isso. Apenas um profissional capacitado que poderá fazer a extração de cravos e espinhas da maneira correta, sem inflamar e encher a sua pele de bactérias. O habito de espremer as espinhas é um dos grandes responsáveis pelas cicatrizes e marcas que as espinhas deixam em nossa pele por anos e anos.

As machas que ficam na pele são resultado de um quadro inflamatório, que se chama hipercromia pós inflamatórios. Quanto mais manipulamos as lesões, espremendo as espinhas em cravos a situação piora. O mesmo acontece com a exposição solar, que agrava o quadro.

Mas, se o tempo passou e as marcas das espinhas da adolescência ainda marcam a sua pele e você está com a grana e o tempo apertado para investir em tratamentos caros e mais invasivos, como laser e peeling, vamos ensinar ótimas receitas para melhorar o aspecto das manchas e cicatrizes de acne.

Esfoliação da Pele

A recomendação dos dermatologistas é esfoliar a pele 1 a 2 vezes na semana. Esse processo, que consiste em aplicar alguma substancia abrasiva vai ajudar a eliminar as camadas de pele morta, ajudando nas manchas e a uniformizar o tom da pele. Entretanto, a esfoliação não é profunda, portanto pode ajudar, mas não melhora em definitivo as cicatrizes.

Escolha algum creme esfoliante com grânulos mais grossos, ou invista em receitas naturais que são excelentes, como misturar alguma substancia cremosa como o mel, com açúcar, fubá, aveia, pó de café ou outros abrasivos naturais.

Vinagre de Maçã

Outra dica incrível para clarear a pele é utilizar o vinagre de maca, que é super versátil não so na cozinha, mas também para pele e cabelos. Para tanto, basta pegar meia cebola e deixa-la mergulhada num copo de vinagre de maca por cerca de 15 minutos. Depois basta lavar bem o rosto e esfregar a cebola nas áreas afetadas e levar após 10 minutos. Repetindo esse procedimento todo dia, em 2 semanas já é possível notar uma pele mais luminosa e uniforme.

Babosa (Aloe Vera)

Essa é uma receitinha do tempo da vovó. A Babosa, como o Aloe Vera é conhecida no brasil é um excelente hidratante natural, tanto para pele quanto para os cabelos. Ele ainda tem ação rejuvenescedora, que vai ajudar a devolver o brilho e viço a pele, reduzindo a aparência das cicatrizes e retardando os sinais o envelhecimento.

A receita é bem simples, basta adicionar a polpa da babosa ao suco de um limão. Misture bem e coloque o rosto, com movimentos leves e circulares. Deixe a mistura agir por 20 minutos e retire com agua morna e aplique o seu hidratante de costume. Lembrando que você deve usar um recipiente e colher para mistura ou de plástico ou de madeira, pois o metal oxida a babosa.

Limão e Mel

Estas duas substancias apresentam propriedade clareadoras naturais, além de ser poderosos hidratantes. O mel é bastante nutritivo, contendo uma serie de vitaminas e minerais para hidratar a sua pele. Ele ainda tem propriedades antibacterianas e antissépticas, para diminuir as inflamações da acne. Enquanto isso, o limão é um ótimo clareador e adstringente natural.

Para se beneficiar destes dois ingredientes incríveis, basta afazer uma mistura de duas colheres de mel com o suco de um limão. Aplique no rosto, deixando agir por 30 minutos. Lembre-se sempre de enxaguar o rosto muito bem e aplicar um protetor solar, pois a exposição da pele com limão ao sol pode causar queimaduras e machas.