Recém-nascido não enxergam todas as cores e a distância. Você sabia disso?

Recém-nascido não enxergam todas as cores e a distância. Você sabia disso?

Compartilhar

A chegada da bebe é uma verdadeira felicidade para a família inteira. Não somente os pais e avós, mas todos os parentes querem conhecer, ficar junto e brincar com o bebe. De acordo as recomendações dos pediatras, nos primeiros 3 meses de vida do bebe, o ideal é o mínimo de contato com pessoas entranhas, enquanto o sistema imunológico do bebe ainda está se formando. Nessa idade ele ainda não tem defesas contra os vírus e bactérias que as visitas podem trazer.

Outro ponto que se discute muito sobre as visitas para o bebe recém-nascido não é capaz de enxergar muito bem, principalmente as cores e a distância. Muitas pessoas ainda dizem que nas primeiras semanas o bebe é cego, que a sua visão se desenvolve depois de nascido. E agora, o que é verdade?

Como é a visão do recém-nascido?

Diferente de outros mamíferos que até nascem com os olhos fechados e assim permanecem nos primeiros dias de vida, os recém-nascidos humanos já saem da barriga enxergando tudo a sua volta. A questão é que, no primeiro mês de vida, a visão do bebe esta é sem foco. Ele não consegue enxergar a uma distância maior do que 20 ou 30 centímetros dos seus olhos.

Sendo assim, nas primeiras semanas, o bebe realmente tem uma visão limitada, vendo apenas quem está muito próximo, como a mãe que o segura na mora de amamentar. Se você deseja ser visto pelo bebe, como o caso dos pais e irmãos que pretendem que o bebe grave os seus rostos, o ideal é chegar bem pertinho. Vale lembrar todas as recomendações de limpeza para evitar levar doenças para o bebe.

E as cores?

Outro questionamento bastante comum é se o bebe consegue ver bem as cores, se ele sabe diferenciar as nuances de uma mesma tonalidade mais sutis, como a diferença do vermelho para o laranja. A verdade é que, até o segundo mês de vida o bebe apenas vê poucas cores, principalmente os tons predominantes e marcantes, mas não consegue diferenciar o contraste entre as diversas tonalidades.

Ou seja, perceber a diferença do vermelho para o azul ele percebe, porém não a sutileza do amarelo para o bege, por exemplo. A visão do bebe somente se torna completa em todos os aspectos, como perceber a distância e profundidade entre os objetivos e as nuances e contraste entre os tons apenas com 04 meses de idade.