Relaxe a tensão muscular com o auxílio de uma bola de tênis

Relaxe a tensão muscular com o auxílio de uma bola de tênis

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Ficamos o dia todo sentados em frente ao computador, no carro dirigindo ou até no sofá vendo televisão, e a postura é a última de nossas preocupações. O resultado? Dores generalizadas pelo corpo, mais comuns no pescoço, ombros, lombar e pernas. Essa dorzinha chata tem um nome: “dor miofascial”, um terrível incômodo que sentimos no músculo depois de pressionar demais alguns pontos sensíveis.

A grande causa dessa dor miofascial é a má postura e o esforço repetitivo. Apesar de não ser uma dor paralisantes, ela está ali, constante. Um esforço para pegar um peso ou abaixar, pode ser um verdadeiro calvário para a lombar. A posição que adotamos ao computador, por exemplo, deve observar uma série de regras de ergonomia, como altura da cadeira para o chão, apoio para os pés, altura do monitor e por aí vai.

Manter uma boa postura é essencial, como também bastante difícil. Principalmente porque os anos de mau habito e má postura não são fáceis de curar. O RPG, o Pilates e Yoga são ótimas exercícios para melhor o alinhamento geral da coluna, melhorar a postura e evitar essas tão comuns dores.

Se a dor miofascial é uma constante na sua vida, vamos te ensinar um truque bastante simples de fazer para aliviar os seus sintomas. Lembrando que é sempre essencial consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta para obter uma avaliação mais completa e exercícios específicos para o seu caso.

Pescoço

Talvez a principal fonte de for muscular vem da tensão do pescoço no final do dia. Para relaxar, basta deitar no chão. Depois, vire a sua cabeça para cima e ponha duas bolas de tênis sobre a base do crânio. O segredo é mover a cabeça até que as bolas de acomodem na parte de baixo do crânio e movimentar, fazendo uma espécie de massagem até aliviar a dor.

Ombros

Os ombros são os que mais sofrem com a postura incorreta e os movimentos repetitivos. O simples habito de ficar sentado com os braços apoiados numa mesa se, feito de maneira incorreta, acarreta uma sobrecarga de tensão nos ombros, sentidas ao fim do dia.

Para aliviar a dor, encoste em uma parede e ponha uma bola de tênis na omoplata e se movimente para que a bola elimine os pontos de tensão.

Dor nas costas/coluna

A principal causa de queixa é sem dúvida de dor nas costas. As causas são inúmeras: o colchão que você dorme, os sapatos sem amortecimento, pegar muito peso, a postura errada por ficar curvado no celular, e por aí vai.

Se a dor for na lombar, dente no chão e se levante para colocar as bolas na base da coluna. Depois basta deslizar a pélvis de um lado para o outro, permitindo que as bolas atravessem a parte inferior das costas.

Se a dor for na cervical, faça o mesmo procedimento, porem aliviando a pressão por se tratar de uma parte mais “frágil” da coluna. Você pode repetir esses movimentos por até 10 minutos. Outra dica é manter uma respiração constante e suave enquanto faz esse relaxamento com o auxílio das bolas de tênis.