Remédios caseiros para dizer adeus ao nariz entupido

Remédios caseiros para dizer adeus ao nariz entupido

Compartilhar

Quem tem rinite ou sinusite já sabe de cor o nome dos principais remédios para desentupir o nariz. Desde soluções de soro fisiológico até remédios mais pesados e cheios de corticoide, as opções são muitas. E claro, todas elas têm os seus efeitos colaterais e muitas ainda causam dependência.

Mas, você sabia que a natureza pode te ajudar com o nariz entupido? Sim, há uma série de receitas 100% naturais que você pode fazer em casa para aliviar a situação. O ideal é sempre utilizar-se de maios para manter o ambiente mais úmido, como manter um umidificador ligado próximo a você, deixar o ar circular bem pelos ambientes, manter-se hidratado bebendo bastante água e hidratar o nariz com soro fisiológico.

Evitar ao máximo o ar condicionado também é essencial, mas, infelizmente, muitas vezes não é possível. Outra dica é não ter vergonha e assoar o nariz sempre que necessário. A pior coisa para o seu nariz é o terrível fungar, onde você acaba puxando para dentro os fluidos que quer descartar. Escolha um lenço de papel delicado ou até um lenço de tecido fino, eles serão os seus melhores aliados nesse período! Além de assoar o nariz corretamente em vez de puxar os fluidos para dentro.

Vapor

O valor é um excelente descongestionante nasal, pois tem efeito emoliente no muco nasal, assim ajuda você a se livrar mais rapidamente do que está bloqueando seu nariz. Aqueça água em uma temperatura morna. Não esquente muito a agua, sob o risco de causar queimaduras. Depois, jogue a agua em uma bacia ou vasilha de preferência rasa e larga e envolva a sua cabeça com um pano ou toalha.

Este pano deve cobrir ao mesmo tempo o seu rosto e a bacia. Respire normalmente, sem colocar o rosto diretamente na agua e sinta o vapor aliviando a sensação de nariz obstruído. Você pode melhorar esta receita com algum óleo essencial como o de eucalipto, menta ou melaleuca, que irão aliviar a congestão nasal mais rápido ainda.

Compressa morna

A compressa de agua morna segue a mesma lógica e efeito similar do valor. A diferença na verdade, é a forma de aplicação. A agua deve estar levemente morna. Embeba a compressa na agua morna, e coloque sobre o rosto. Deixe-a por pelo menos 15 minutos. Outra fica é fazer a compressa com o chá de gengibre, para acelerar os efeitos.

Chás quentes

Ingerir bebidas quentes também ajuda no alívio da congestão nasal. Prepare chás mentolados, como chás de hortelã e sálvia. Além de aliviarem, eles vão manter seu corpo hidratado, o que ajuda a eliminar de vez o muco e poder respirar normalmente.

Alho

O alho tem propriedades naturalmente anti-virais, por isso, ingeri-lo com certa frequência é uma ótima maneira de evitar o problema. Mas se o seu nariz já está congestionado, a sugestão é preparar um chá forte de alho e tomá-lo durante o dia.

Vinagre de maca

O vinagre ajuda a deixar o muco mais fino, facilitando a sua eliminação. Para tanto, basta adicionar 1 colher de sopa de vinagre de maca em um copo de agua natural e ingerir. Você também pode misturar 02 colheres do vinagre com uma colher de mel na agua morna, fazendo uma espécie de chá. Você pode consumir estas misturas de 2 a 3 vezes por dia.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é ótimo para aliviar a congestão nasal por ter propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias. Você pode usá-lo das mais variadas formas: adicionando a compressa morna, na agua com o vapor, pingar algumas gotas em m lenço e inalar ao longo do dia ou ainda tomar banho com uma infusão deste óleo. Outra dica ótima e pingar duas gotas no seu travesseiro antes de dormir, para ter um boa noite de sono.