Saiba como passar o protetor solar no seu bebe

Saiba como passar o protetor solar no seu bebe

Compartilhar

A polemica sobre o uso de protetores solares para bebe e como aplicar surgiu no mês passado, quando um bebe australiano com 3 meses foi internado após uma grave reação ao protetor solar. O produto em questão foi desenvolvido pela ONG Cancer Council Australia e tinha o apelado ao público infantil com personagens como a Peppa Pig na sua embalagem

A mãe do bebe, a australiana Jesse Swan publicou no Facebook a histórica e a foto do seu filho. A foto conta com mais de 10 mil curtidas e compartilhamentos e funcionou como uma espécie de alerta para mães do mundo todo. O bebe teve que ser hospitalizado por três dias até se recuperar por completo.

Com todo esse alarde, surgiram vários questionamentos, sobres a utilização de tais produtos. Há uma correlação entre o uso desse tipo de produto a reações alérgicas e até pulmonares em bebes. Para esclarecer e informar as mamães, consultamos o neonatologia a do Hospital Albert Einstein, Dr. Jorge Huberman que responderá as principais duvidas

A partir de qual idade é recomendado o uso do protetor solar?

A grande maioria das marcas de protetor solar infantil tem indicação para ser usado apenas após os 06 primeiros meses de vida do bebe. Entretanto, o uso do protetor pode ser extremamente perigoso porque a pele de uma criança novinha é supersensível e não se sabe de prontidão a quais substâncias ela pode ser alérgica.

Enquanto a pele do bebe e a sua imunidade vão se formando, até o uso de colônias, amaciantes de roupas e hidratantes pode desencadear reações alérgicas, e o mesmo vale para o protetor solar.  Graças a tecnologia, hoje é possível encontrar no mercado roupas com proteção solar. Elas são as mais indicadas para proteger o bebe, lembrando se usar sempre um boné com o mesmo tratamento anti raios UVB e UVA.

Há algum teste de alergia que possa ser feito antes de passar o produto?

Assim como a maioria de produtos para pele e cabelo, é sempre indicado fazer o teste com o produto em uma pequena porção do corpo. No caso dos bebes, você pode optar pela região abaixo do peito da criança. Aplique o produto e esperar 2 horas e verifique possíveis reações alérgicas. Este é o tempo para que o organismo do bebe denuncie ou não a sensibilidade aquele produto.

Outra dica essencial é sempre estar atento a data de validade do produto, principalmente aqueles guardados em casa a muito tempo ou os artigos em promoção. É muito comum as lojas e farmácias colocarem os protetores com a data de validade próxima com preços promocionais para não ficar com estoque encalhado.

É preciso consultar um pediatra antes de levar o bebe a praia?

Sim! Assim como qualquer outro momento marcante na vida do bebe, é essencial que os pais se consultem com o pediatra e até com um dermatologista antes de expor o bebe aos raios solares e aplicar o protetor solar. Outro ponto a observar é a hereditariedade familiar para os casos de alergia, principalmente as dermatites de pele.

Lembrar também que os sintomas de alergia não se limitam a dermatite e infecções na pele como também de natureza pulmonar, como a asma e a dificuldade de respirar. Há crianças alérgicas a determinados produtos somente pela inalação.