Saiba porque o Acido Fólico é tao importante para a sua saude

Saiba porque o Acido Fólico é tao importante para a sua saude

Compartilhar

O Ácido fólico, também conhecido como metilfolato ou vitamina B9 é parte da família das vitaminas do complexo B. Ela está presente em diversos alimentos e aditivos alimentares, como supelementos e farinhas alimentares. O ácido fólico é na verdade a forma sintética que o metilfolato é mais conhecido.  Por ser uma vitamina essencial para o bom funcionamento do organismo, o Ácido fólico tem uma série de benefícios para a saúde.

Mulheres Grávidas

O ácido fólico ajuda ao desenvolvimento perfeito do feto e também na formação do duto neural. Caso seja detectada deficiência desta vitamina, é necessário a suplementação, de preferência 1 mês antes da gravidez, pelo fato de ela ser primordial nas primeiras 8 semanas de gestação, quando ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

Bom funcionamento do Cérebro

O ácido fólico tem papel essencial na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Estudos comprovam que cerca de 40% dos casos de pessoas com depressão de transtornos similares tem alguma relação a falta de metilfolato no organismo. Ele estimula a produção de serotonina naturalmente, um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade, de bem-estar.

Fortalece as defesas do corpo 

O ácido fólico age diretamente no nosso sistema imunológico, melhorando o seu funcionamento e impedindo que infecções e bactérias oportunistas ataquem o organismo.

Pele, Cabelos e Unhas

O ácido fólico ainda é ótimo para a beleza, de uma forma geral. Ele ajuda na saúde dos cabelos, unhas e pele, que ficarão mais bonitos e resistentes. Ele ainda combate a acne e dermatite, controlando a oleosidade da pele e a secreção de sebo.

Sistema cardiovascular

A combinação do ácido fólico com as vitaminas B12 e B2 produzem uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso atrapalha o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Se os níveis de homocisteína estiverem altos pode ocorrer o endurecimento de veias e vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial.

Deficiência de Ácido Fólico

A deficiência do ácido fólico pela insuficiente ingestão pode gerar o quadro conhecido como anemia megaloblástica, que aumenta anormalmente o tamanho das hemácias, que ficam incapacitadas de transportar de maneira correta o oxigênio para as células do corpo. Os principais e mais notáveis sintomas dessa deficiência são a fadiga, irritabilidade, falta e ar e fraqueza recorrentes.

Em mulheres no primeiro trimestre da gravidez, a deficiência do ácido fólico aumenta os riscos do bebe nascer com algum distúrbio ou má-formação no cérebro, pelo fato do tubo neural não ter se desenvolvido da maneira correta. Por isso é tão indicada a suplementação não somente para as já gravidas, mas para toda mulher que deseje engravidar.