Salve o seu cabelo do cloro da piscina com o vinagre

Salve o seu cabelo do cloro da piscina com o vinagre

Compartilhar

O verão é a estação do ano preferida de muitas pessoas. O verão tem tudo a ver com sol, férias, praia, piscina e muita diversão. Entretanto, em toda essa curtição de aproveitar o verão para estrear o seu biquíni novo e pegar um bronze, quem sofrem são os seus cabelos.

Muitas piscinas, principalmente a de locais públicos como clubes e associações tem uma alta concentração de cloro, para manter a qualidade da agua por mais tempo. Você pode perceber claramente a presença exagera do cloro: os olhos começam a arder, a pele fica ressecada e os cabelos ficam secos e quebradiços. Segundo William Xavier, cabelereiro do salão Marcio Mello Espaço Rio;

“A água com cloro em contato com o cabelo é absorvida pelas células de queratina presentes na estrutura dos fios, deixando-os inchados. Isso provoca pequenas aberturas na cutícula capilar, que fica vulnerável à penetração do cloro. A abertura das escamas internas expõe os fios ao baixo pH do cloro, que os torna fracos, quebradiços opacos e mais suscetíveis à queda”,

Cuidados com os cabelos na piscina

Se a sua intenção é aproveitar o máximo possível do verão, sem descuidar da beleza dos seus fios, o ideal é apostar na proteção dos cabelos antes mesmo que ocorra o contato com a piscina e com o sol.

“A melhor proteção é usar um leave-in antes de ir à piscina, principalmente com proteção solar, que ajuda a prevenir o ressecamento dos fios”, diz.

Escolha um leave-in leve, que não pese nos fios. Muitos clubes têm proibições ao uso de cremes e loções muito pesadas, pois acabam sujando a agua da piscina, de uso coletivo. Outra dica do Willian Xavier é proteger o cabelo dos raios solares com um chapéu ou um boné.

Receita caseira para eliminar o cloro

Depois da exposição ao cloro da piscina, o ideal é lavar e hidratar os cabelos de imediato, para evitar que o cloro penetre mais ainda nas cutículas do cabelo. Abaixo segue uma receita infalível que vai salvar os seus fios do excesso de cloro e pode ser feita com ingredientes simples que com certeza você tem em sua cozinha.

  • 4 colheres de vinagre de maca
  • 1 litro de agua

Misture os ingredientes e deixe agir no cabelo por pelo menos 15 minutos. Depois basta lavar os fios com um shampoo de boa qualidade, seguida de uma máscara de hidratação ou nutrição para começar a neutralizar os efeitos negativos do cloro nos seus cabelos, para restaurar a beleza e saúde dos fios.