Sementes incríveis para colocar já na sua dieta e em sua vida

Sementes incríveis para colocar já na sua dieta e em sua vida

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As sementes são excelentes alimentos para o seu organismo e podem te ajudar na dieta. Elas tem milhares de benefícios: são riquíssimas em vitaminas e minerais, cheia de fibra que garantem saciedade e ainda protegem o seu coração de doenças cardiovasculares. Elas ainda são excelentes aliados para a dieta, principalmente como substituto daquele lanche e muitas delas tem propriedades emagrecedoras.

Entretanto, as opções são tantas que acabamos sem saber quais escolher e principalmente, o que cada semente pode fazer por nossa saúde. Para tanto, preparamos esse pequeno guia com as melhores sementes para o seu organismo. Aposto que após ler, você vai incluir já esses super alimentos na sua dieta.

Semente de abóbora

Famosas por causa do Halloween, as sementes de abobora além de excelentes são bastante saborosas. Elas são cheias de Esses grãozinhos cinza estão cheios de fibras, proteína, gorduras boas, além de vitaminas (ácido fólico, niacina e vitamina E) e minerais (selênio, magnésio, potássio e zinco). Como farinha, ela é uma ótima aliada para a saúde do coração, sendo capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos e o colesterol no sangue. Tenha apenas cuidado para maneira no sal na hora de consumi-las.

Gergelim

Apesar de ser um pouco calórica, a semente de gergelim não deve ser escondida, pois oferece uma série de benefícios para a saúde. Para começar, o gergelim carrega gorduras insaturadas que protegem o coração ao elevar os níveis do HDL, o colesterol bom. Além disso, ele é fonte de vitamina E, que é um potente antioxidante, afastando uma série de doenças que chegam com o envelhecimento.  Ela ainda é uma ótima fonte de cálcio que é essencial para a saúde dos ossos e articulações.

Semente de girassol

Esqueça a história que semente de girassol é comida de passarinho e inclua essa semente incrível agora mesmo na sua dieta. Assim como as outras sementes, ele é fonte de gorduras do bem – no caso, o ômega-6, prestigiado pelos seus benefícios ao coração. Outro trunfo desse alimento é o teor de fibras que ele carrega, que contribuem para o funcionamento do intestino e para o controle do peso. O grão ainda é riquíssimo em antioxidantes, ideal para combater o envelhecimento precoce das células do nosso organismo.

Chia

Famosa nos últimos anos e antiga conhecida da medicina oriental, a semente de chia é verdadeiramente um super alimento. Ela tem proteína completa (importante para os músculos), doses substanciosas de ômega-3 (o triplo do salmão), antioxidantes e fibras.  Diminuir a gordura corporal, reduzir o colesterol ruim e até combater o câncer de mama são alguns dos seus benefícios comprovados pela ciência. Outra vantagem é a praticidade. Para consumir, as opções são variadas. Você pode acrescentar a semente de chia em sucos e iogurtes, ou mesmo fazer uma espécie de pudim com ela e o seu suco favorito.

Linhaça

Muito rica em proteinas e Omega 3,  o destaque dessa semente fica por conta das lignanas, substâncias que exercem a mesma função de hormônios como o estrógeno no organismo – o que pode ser bom para mulheres que estão chegando na menopausa. A linhaça ainda é fonte de ácido linolênico, que reduz as taxas de colesterol e glicose. Se o seu objetivo é emagrecer, essa também é uma ótima opção, pois estimula a produção de um hormônio que controla o apetite!