Será que o truque do pepino, batata ou chá de camomila funciona...

Será que o truque do pepino, batata ou chá de camomila funciona nas olheiras?

Compartilhar

As olheiras são um verdadeiro tormento para a maioria das pessoas. Elas afetam não somente as mulheres, e podem ser causadas por uma infinidade de motivos. Muitas pessoas associam olheiras a cansaço, noite mal dormida ou estilo de vida destrutivo, com muita bebida e cigarro.

A verdade é que as olheiras podem ter fundo genético, vascular ou relacionadas ao estilo de vida. O que determina a origem da olheira é a sua tonalidade, que varia do clássico azul/roxo, até a olheira marrom, completamente genética. O tom é determinado pelos vasos linfáticos e sanguíneos na região dos olhos, que pode mudar de tonalidade pela retenção de liquido da região.

 Como combater as olheiras

Embora cansaço e retenção de líquidos sejam os principais fatores que causam as olheiras, a falta de sono não são os únicos hábitos que as provocam. Alimentação, uso de telefones e computadores e genética – sim, o tecido da pele pode ser muito mais fino na sua família, são alguns outros motivos que favorecem o aparecimento de olheiras.

As dicas da vovó funcionam?

É claro que o mundo da estética e da cosmética oferece uma infinidade de tratamentos, a base de laser, gás carbônico ou cosméticos cheios de tecnologia para minimizar a aparência das olheiras. Os elaborados com vitamina C e K são especialmente benéficos para melhor a pigmentação da região. Alguns truques antigos, do tempo da vovó são disseminados como uma opção para minimizar as olheiras. Mas, será que eles funcionam mesmo?

  1. A famosa infusão do chá de camomila aplicada na região das olheiras é um truque antigo. A verdade é que, além de ser relaxante para a região dos olhos, o chá gelado é um ótimo vasoconstritor, melhorando a aparência dos vasos sanguíneos na região, que causam as olheiras azuladas.
  2. Coloque sobre as pálpebras algumas fatias de pepino, e deixe-as repousadas por 20 minutos. O pepino é um legume cheio de benefícios para beleza. Além de ser super hidratante por seu teor de água, ele possui alcalinizantes que são varredores de radicais livres e ajudam na contração dos poros.
  3. Além das fatias de pepino, rodelas geladas de batata também são largamente utilizadas para minimizar a aparência das olheiras. A verdade é que, diferente do pepino, a batata não possui qualquer propriedade que pode ajudar a combater a pigmentação das olheiras.