Será que você passa o tempo suficiente escovando os dentes?

Será que você passa o tempo suficiente escovando os dentes?

Compartilhar

Todos nós já sabemos que é de extrema importância cuidar da sua saúde bucal. Não apenas para ter um sorriso “Colgate”, mas principalmente porque a nossa boca pode esconder uma série de doenças. Uma simples inflamação da gengiva pode evoluir para um quadro mais grave de infecção. Um dente que cicatrizou errado ou até a mordida cruzada que pode ser a mágica explicação para a sua dor de cabeça interminável.

Entretanto, infelizmente, a maioria dos Brasileiros não cuida da sua saúde bucal da maneira correta. Muitos alegam a falta de dinheiro para consultar o dentista com regularidade pela má saúde bucal. Por mais que o argumento seja, de certa maneira, aceitável tendo em vista a situação de pobreza de boa parte da população, a prevenção feita em casa, com uma escovação correta e uso do fio dental é o mais importante para manter os seus dentes e boca saudáveis.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde é alarmante sobre a saúde bucal do Brasileiro. Até os 12 anos de idade, a média dos Brasileiros é ter dois dentes comprometidos. Aos 19, esse número sobe para quatro dentes e aos 35 anos, a média de dentes com problemas aumenta para 17 e com até eventual perda de alguns dentes. Aos 70 anos, o comprometimento pode chegar a 27 dentes, quando um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes.

Estes números nada mais são do que um verdadeiro reflexo da falta de cuidado com a higiene bucal, em geral causada pela falta de informação. Muita gente escova sim os dentes na quantidade indicada pela dentista, mas da maneira incorreta. OU fazem uso da escova errada, ou ainda passam tempo de menos na escovação.

Para muitos, escovar os dentes está muito mais relacionado a se livrar do mau odor (o famoso bafo) do que cuidar da saúde bucal. O segredo de dentes saudáveis está na prevenção, com a escovação dos dentes com paciência, tempo e dedicação.

 

Qual tempo ideal de escovação?

 Você provavelmente está se perguntando “Será que eu escovo os meus dentes da maneira e no tempo correto? ”. O ideal mesmo é consultar o seu dentista. Ele vai saber te dizer como anda a sua saúde bucal, se está tudo OK ou se vale a pena caprichar mais na escovação e fio dental.

Entretanto, a recomendação universal é de escovar os dentes, ao menos três vezes ao dia, por dois minutos inteiros. O ideal é usar uma pasta de dentes com flúor. Esta escovação deve coincidir com os períodos da manhã, após comer e antes de dormir, escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

Não se esqueça de escovar a língua. Ela é a responsável pela maioria dos casos de mau hálito e muitos ainda esquecem que é imprescindível escovar também a língua. Você pode comprar um produto especifico para limpar a língua. Ele é uma espécie de espátula, com ou sem cerdas. Mas, de forma geral, a sua escova é suficiente para higienizar a sua língua de maneira efetiva, evitando a proliferação de bactérias e o mau hálito.

Qual escova eu escolho?

 Na hora de escolher, a maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.

Escolha uma escova com bastante cerdas. Ela não precisa ser super tecnológica e com diferentes tamanhos e alturas. Uma escova simples, de cerdas macias e robustas é mais do que suficiente para manter a sua saúde bucal.

Cuidado com a intensidade da escovação

 Movimentos muito agressivos ou muito fortes na hora da escovação podem causar retração na gengiva e danificar o esmalte dos dentes. Muita pressão na escova geralmente vem com aquela escovada rápida, e pode causar uma serie de lesões como as temidas aftas. Tome o seu tempo, escove os dentes com calma e paciência. Para as crianças, alguns dentistas e marcas disponibilizam uma ampulheta, que conta o tempo ideal da escovação com uma abordagem lúdica e divertida para os pequenos.