Sinais importantes da deficiência de vitamina D que ignoramos

Sinais importantes da deficiência de vitamina D que ignoramos

Compartilhar

A vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo, desde fortalecimento de ossos e dentes por melhorar a absorcao de calcio no nosso sangue, até efeito anticancerigeno, por melhorar o nosso sistema imunologico e facilitar a regeneracao das celular.

Ela também influencia diretamente o nosso organismo a produzir hormônios essenciais que podem atenuar doenças auto imunes, como o vitiligo e a psoríase. Ah, ela também é fundamental para controlar o nosso humor por estimular a produção de serotonina. Estudos recentes relacionam diretamente a vitamina D com a prevenção de doenças crônicas como a esclerose múltipla e doenças cardiovasculares de modo geral.

A principal forma de se obter a vitamina D é através do sol, por isso são tão recomendados banhos de sol diários em horários adequados para repor o nosso estoque de vitamina D. Entretanto, nem sempre isto é possível, como em países frios durante o inverno e o nosso corpo dá sinais que muitas vezes não percebemos da falta desta vitamina tão importante.

  • Fraqueza constante e falta de forca óssea – Quando você começa a se sentir constantemente fraco, com ossos e dentes frágeis
  • Depressão e sentimento de angustia constante – Estudos relacionam as alterações de humor e quadros de depressão e profunda tristeza a baixos níveis de vitamina D. As mulheres são especialmente afetadas e suscetíveis a variações de humor.
  • Piora na saúde bucal – Problemas frequentes de saúde bucal como gengivite, sangramento, excesso de placa, tártaro e enfraquecimento dos dentes.
  • Aumento da pressão sanguínea – A vitamina D auxilia o coração a bombear o sangue, regulando a pressão sanguínea arterial que tende a aumentar com a deficiência desta vitamina.
  • Sonolência – Com pouca Vitamina D o corpo tem menos energia, então quadros de fadiga constante, letargia e sonolência são indicativos da deficiência.
  • Mudanças repentinas de humor – A vitamina D regula a produção de serotonina, um neurotransmissor que é encarregado de equilibrar o nosso humor.
  • Menor resistência em atletas – Atletas notam facilmente qualquer das alterações citadas anteriormente. Com a falta da Vitamina D o seu rendimento acaba sendo reduzido.
  • Obesidade – O excesso de peso acaba por dissolver a vitamina D, que é solúvel em gordura. Aqueles indivíduos com excesso de peso tendem a necessitar desta vitaminas em maiores doses, assim como um dos sinais da falta dela é o ganho de peso excessivo e rápido.
  • Doenças intestinais – Estudos recentes indicam que pessoas com distúrbios intestinais crônicos como colite, doença de Cohn e alergia a glúten geralmente tem baixos níveis de vitamina D.
  • Excesso de suor –Transpiração excessiva, principalmente na região da cabeça.
  • Piora nas alergias – Com a falta desta importante vitamina, os quadros alérgicos são agravados.