Suor causa a queda de cabelo? E dormir de cabelo molhado?

Suor causa a queda de cabelo? E dormir de cabelo molhado?

Compartilhar

A verdade é que toda mulher tem uma vaidade incrível com os seus cabelos. É aquele velho ditado de “O cabelo é a moldura do rosto”. Por isso, a grande maioria delas está sempre em busca dos melhores cosméticos e tratamentos para manter sempre os fios bonitos, hidratados e com um brilho de dar inveja.

Mas, será que você já prestou atenção na saúde dos seus cabelos? Em geral, o cabelo e as unhas são bons reflexos de como está o seu corpo, de forma geral. Cabelos quebradiços e sem vida podem ser sinal de alguma disfunção, como da tireoide, ou ainda falta de vitaminas e minerais.

Por mais que os produtos cosméticos sejam incríveis e que tenham evoluído muito nos últimos anos, pequenas atitudes com o seu corpo é que vão verdadeiramente garantir a beleza e saúde dos seus fios. A base de tudo e uma boa alimentação, rica em frutas, vegetais, carnes magras e fibras. Ela vai te dar a base, os nutrientes necessários para o seu organismo funcionar bem.

Se mesmo com uma boa alimentação os seus fios continuam a cair, algumas pequenas atitudes podem estar causando ou até piorando esse quadro. Vamos desvendar dois verdadeiros mitos sobre os cabelos e o excesso de umidade, seja pela lavagem ou pelo suor que preocupam muitas mulheres.

O suor pode causar queda de cabelo?

Em excesso no couro cabeludo, o suor pode causar não apenas o mau cheiro. Ele resseca os fios e pode agravar casos de caspa, oleosidade e dermatite. Se você já tem um couro cabeludo sensível, com o excesso de suor ele ficará pior. Ainda pode ocorrer a proliferação de fungos e outras bactérias no seu cabelo.

Principalmente, quando seus cabelos ficam muito tempo expostos a ambientes quentes e úmidos, precisa levar em consideração um maior risco de contrair dermatite seborreica pelo excesso de oleosidade constante. No entanto, o suor, mesmo em excesso, não será o responsável por provocar a queda dos seus fios.

Dormir com o cabelo molhado é ruim?

Outro questionamento de muitas mulheres é se é realmente ruim dormir com os cabelos molhados. Muitas vezes o cansaço do dia não impede de seguir o ritual de lavar e secar os fios e a cama acaba sendo mais atraente. Entretanto, pois mais que este comportamento não seja o ideal, não, ele não causa a queda do cabelo.

Esta habito pode sim alterar os formatos das hastes do cabelo (é por isso que seu cabelo acorda um caos no dia seguinte), levar a perda do brilho e a até o crescimento de fungos que podem levar a um desequilíbrio da microbiota e originar uma inflamação.

A inflamação, ou micose, pode ser detectada como uma área arredondada com alguns fios de cabelo mais curtos e típico avermelhamento e descamação local. Neste caso específico, a micose pode provocar queda de cabelo, porém trata-se de um problema localizado. Para ter um diagnóstico correto e fazer um tratamento eficaz é imprescindível consultar um médico dermatologista. Ele vai saber a melhor abordagem para esse problema.