Um Copo de Cerveja por dia te deixa muito mais feliz –...

Um Copo de Cerveja por dia te deixa muito mais feliz – É o que a ciência diz!

Compartilhar

Todo mundo adora aquele happy hour depois do trabalho para encontrar os amigos, colocar o papo em dia e tirar o stress do dia com aquela cervejinha, não é verdade? Entretanto, a cerveja é inimiga daqueles que procuram levar um estilo de vida saudável ou fazem dieta, então este pequeno prazer acaba sendo ignorado. Mas, a ciência garante que, aquele copinho delicioso de cerveja no final do dia não vai desperdiçar os dias de dieta e horas de academia – pelo contrário, a cerveja vai te fazer bem!

Quem garante são os pesquisadores da Universidade Hospital em Basel, na Suíça que conduziram uma série de estudos para avaliar os efeitos do álcool na vida das pessoas, em especial na libido e nos relacionamentos. O levantamento contou com 30 mulheres e 30 homens com idades variando dos 18 aos 50 anos, divididos em dois grupos: o primeiro consumiu um copo de cerveja com álcool enquanto o segundo grupo consumiu outra substancia alcoólica. Depois foram atribuídas a cada um desses grupos algumas tarefas simples, como reconhecer pessoas e rostos, testes de empatia com estranhos e até uma análise da libido destes voluntários. Depois os grupos foram trocados e todos os procedimentos realizados antes foram repetidos.

A repercussão deste estudo foi que os participantes do primeiro grupo (que consumiram a cerveja) eram capazes de reconhecer expressões relacionadas a felicidade em fotos de desconhecidos muito mais rápido do que aqueles que não consumiram álcool.

Se comparado com o outro grupo que ingeriu alguma bebida alcoólica, os cervejeiros se mostraram mais abertos e desejosos de estar ao redor de pessoas.

O mais evidente foi nas mulheres, que também foram capazes de identificar imagens com cunho sexual mais fácil e rápido do que os homens. Entretanto, não foi estudado os efeitos diretamente relacionados ao aumento ou não da libido.

Parte da explicação para as diferenças notadas pelos pesquisadores principalmente entre homens e mulheres é que, independente que a quantidade de bebida ingerida por ambos seja a mesma (com mesmo teor alcoólico), a concentração desse álcool ingerido é diferente no organismo de homens e mulheres. Outros fatores socioculturais e a resistência de algumas mulheres de consumir álcool por baixa resistência também alterar a maneira com que homens e mulheres reagem a ingestão de bebida alcoólica.

Ou seja, você não precisa mais negar aquele convite de amigos para uma cervejinha, pois sim, ela faz bem a sua saúde e a sua vida. O segredo está na moderação!