Vacine-se agora contra a Pneumonia

Vacine-se agora contra a Pneumonia

Compartilhar

Órgão regulatório brasileiro liberou a vacina da pneumonia para pessoas na faixa etaria entre os 18 e os 49 anos, principalmente aqueles com doencas cronicas como a diabetes e hipertensao.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabou de estender a indicação para uso da vacina Prevenar 13 que é capaz de prevenir os modos mais comuns de infecção pela bactéria pneumococo, causadora de outras doenças, entre elas a pneumonia.

A partir de agora, oficialmente, qualquer pessoa entre 18 e 49 anos de idade, seja homem ou mulher pode se imunizar contra a doença.

A recomendação anterior englobava apenas as faixas etárias de crianças e adolescentes ou idosos e pessoas acima dos 50 anos, que eram antes considerados o grupo de risco.

Embora o uso seja liberado para qualquer pessoa, ela é especialmente recomendado para aqueles que tem algum problema de saúde crônico, entre eles a asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), diabetes e hipertensão. Este grupo é especialmente vulnerável a possíveis complicações da pneumonia ou de infecções relacionadas a bactéria pneumococo.

As estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) atribuem três em cada dez casos de pneumonia registrados no brasil sejam relacionados ao pneumococo. Ao ano, mais de 660 mil indivíduos foram internados no Brasil com infeções ou doenças relacionadas a esta bactéria, no período de julho/2015 a julho/2016. No ano anterior, 2014, as estatísticas atribuem a bactéria mais de 70 mil vítimas fatais.

Infelizmente o melhor meio de imunização, a vacina Prevenar 13 está apenas disponível no pais através da rede particular de clinicas de imunização. O governo estuda inserir esta vacina no seu calendário regular.