A Vitamina E vai ser uma poderosa aliada da sua beleza e...

A Vitamina E vai ser uma poderosa aliada da sua beleza e saúde

Compartilhar

Antes de explicarmos em detalhes como a Vitamina E funciona no organismo e quais os seus vários benefícios, é importante colocar o conceito de vitamina. Para tanto, teremos a ajuda de Patrícia Ceolin Grassi, professora da Faculdade de Nutrição e Medicina da Unic, especialista em obesidade e emagrecimento e mestre em Metabolismo. A primeira vez que o termo vitamina foi utilizado, foi em 1912, pelo bioquímico Cassimir Funk, fazendo a junção dos temos latins vita e o sufixo amina.

“Tratam-se de moléculas orgânicas essenciais em nosso organismo e são classificadas de acordo com sua solubilidade: vitaminas hidrossolúveis (C e Complexo B) e lipossolúveis (A, D, E e K) ”

A Vitamina E, em especifico, também é conhecida como tocoferol para os químicos e não é produzida diretamente pelo nosso organismo, por isso há a necessidade da sua ingestão via alimentos ou ainda a suplementação. Ela é lipossolúvel, significando que somente é absorvida pelo nosso organismo através dos lipídeos, “Portanto, para que seja absorvida, é necessário gordura, que também ingerimos pela dieta”, explica.

Assim como as outras vitaminas, a vitamina E também é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela é responsável pela boa integridade das membranas das diversas células do nosso corpo, além de manter uma variedade de funções, especialmente relacionadas a saúde e desenvolvimento de tecidos e órgãos. Para que você não tenha mais dúvidas sobre a necessidade do consumo da Vitamina E, vamos listar os principais benefícios para a sua saúde, de uma maneira geral.

Antioxidante natural e melhora do sistema imunológico

Os níveis corretos da Vitamina E no organismo inibem uma série de doenças e infecções oportunistas, pois ela atua direto no funcionamento do sistema imunológico. Devido ao seu efeito antioxidante natural, ela blinda o organismo contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

Beleza da Pele

A Vitamina E é essencial na formação do colágeno no organismo, o que dá a sensação de firmeza na pele. Ela ainda tem alto poder hidratante, protege conta os raios solares (mas ainda é importante usar filtro solar). Ela promove, de forma geral, uma pele mais bonita, uniforme e saudável.

Ótima para coração

Vários estudos relacionam a Vitamina E a melhora da função cardíaca e do sistema cardiovascular como um todo, evitando uma série de doenças de natureza vascular ou coronariana. Ela ainda previne que o colesterol LDL se oxide no organismo, causa do aceleramento da formação de placas arteriais responsáveis pela arteriosclerose. Ela ainda previne a trombose por atuar como anticoagulante natural.

Previne o Câncer de Próstata

Por ter ação antioxidante e eliminar os radicais livre do organismo, estudos relacionam a Vitamina E na prevenção do aparecimento e crescimento de tumores no corpo, principalmente os relacionados a testosterona, principal causa do câncer de próstata.

Algumas pesquisas sugerem que a vitamina E possa ajudar a prevenir o crescimento dos tumores dependentes da testosterona, como no caso do câncer de próstata. Mas, mais estudos ainda precisam ser feitos para comprovar este benefício.