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Você conhece a anchova? Saiba como incluir esse ótimo peixe no seu dia a dia

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Apesar de termos um litoral bastante vasto, infelizmente o consumo de peixe por parte dos Brasileiros ainda é pequeno. Muitos atribuem a dificuldade de encontrá-los frescos, ou até o alto preço.  Dessa forma, as proteínas principais da alimentação do brasileiro continuam sendo a bovina e o frango. Mas, você sabia que os peixes possuem uma série de nutrientes e benefícios para a sua saúde?

Um peixe excelente para incluir no seu cardápio é a anchova, conhecida também como enchova ou bluefish, por apresentar uma coloração azulada em todo o seu comprimento. A anchova é um peixe presente nos mares tropicais no mundo todo. No brasil, a sua incidência é em toda a costa, do litoral Norte ao extremo sul.

Diferente de outros peixes que não são nativos do nosso litoral, a anchova é bastante acessível. O preço médico nos s boxes de mercados de peixe em todo o Brasil variava entre R$ 6 a R$ 10 o quilo. Bom né? A nutricionista da All Clinik, Renata Amorim ainda destaca:

 “A anchova é um peixe de excelente qualidade e bastante apreciado pelo seu sabor. Facilmente encontrado em feiras, peixarias e mercados”, destaca a nutricionista.

 

Muitos ainda torcem o nariz para peixes menos nobres que não sejam os famosos salmão e atum e acabam não consumindo essa importante fonte de proteína pelos preços elevados. Para este público, a anchova é uma ótima opção bastante saudável para variar no cardápio e trazer um pouco do sabor do mar para o seu dia a dia. Se você ainda não está completamente convencido, veja abaixo 5 ótimos motivos para passar a consumir a anchova!

Rica em Proteínas

Como a maioria dos peixes, a anchova também é bastante rica em proteínas, sendo uma fonte magra para suprir a falta de proteínas na alimentação. Elas ainda contem vitaminas e minerais que ajudam na manutenção da boa saúde

Proteção ao coração

Renata destaca que a anchova é fonte de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (“a gordura que protege o coração”), com destaque para os ácidos graxos EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico). “O aumento do consumo de ômega-3 está fortemente atrelado à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente os eventos ligados à aterosclerose”, explica.

Beleza

A anchova é considerada um peixe gorduroso, com os chamados ácidos gordos essenciais. Ela é fonte de Vitamina E e minerais como o selênio que contribuem para a saúde de maneira geral e melhora da pele.

Ossos e Dentes

Rica em cálcio e vitamina A a anchova contribui para o crescimento ósseo, ajudando a combater a degradação óssea. Também garante maior proteção aos dentes, mantendo-os mais fortes e saudáveis.

Emagrecimento

Com poucas calorias e quantidades significativas de proteínas, a anchova pode ser boa aliada para quem quer perder peso, visto que o aumento dos níveis de proteína garante uma maior sensação de saciedade.

Olhos

Devido a vitamina A presente na anchova, ela é uma ótima auxiliar para combater a degradação dos olhos e o aparecimento de doenças relacionadas, como a catarata.