Você conhece o 5HTP? Ele é um verdadeiro aliado para sua dieta...

Você conhece o 5HTP? Ele é um verdadeiro aliado para sua dieta e bem-estar e

Compartilhar

Talvez você ainda não conheça esse suplemento incrível que pode melhorar a sua vida em diversos aspectos. No cérebro, ele se converte em serotonina, que é uma importante substância envolvida no humor, comportamento, apetite e sono. E quem não quer se sentir sempre bem e liberar o stress?

5HTP é a sigla para 5-hidroxitriptofano, um aminoácido ótimo para regular o nosso humor. Segundo Rubens Gomes, consultor internacional em Treinamento e Nutrição Esportiva,

“Trata-se de um aminoácido que se converte no cérebro em um produto químico chamado serotonina – que, por sua vez, é uma importante substância química do cérebro envolvida no humor, comportamento, apetite e sono”

 

A baixa produção de serotonina é a maior causa de doenças psicológicas e psiquiátricas, como a letargia e depressão, que geralmente estão ligadas a crises de ansiedade. Se você experimenta algum dos sintomas abaixo, é interessante consultar um especialista nesta área para saber se os seus níveis de serotonina estão baixos.

  • Depressão;
  • Obesidade;
  • Desejo por carboidrato;
  • Bulimia;
  • Insônia;
  • Narcolepsia (distúrbio do sono que causa sonolência excessiva);
  • Apneia do sono;
  • Enxaquecas;
  • Dores de cabeça tensionais;
  • Dores de cabeça diárias crônicas;
  • Tensão pré-menstrual;

Como o 5HTP age no nosso corpo?

O 5HTP é um aminoácido aromático que o nosso próprio organismo sintetiza, a partir do L-triptofano. Ou seja: o triptofano é um dos aminoácidos essenciais, aqueles que devem ser obtidos pela alimentação (pois não são produzidos pelo próprio organismo). Depois que o triptofano é transformado em 5HTP, este posteriormente é convertido para o nosso corpo, em serotonina, que regula o humor e a sensação de bem-estar.

Ótimo para ansiedade depressão

Conforme citado anteriormente, no nosso cérebro o 5HTP é convertido para serotonina, o neutransmissor que é o maior responsável pela sensação de bem-estar, de plenitude. Rubens Gomes explica que “Então, a ansiedade e depressão causadas por baixa disponibilidade de serotonina podem ser melhoradas com 5HTP”, diz.

Combate à insônia

Gomes ainda explica que uma parte (algo como 1%) da serotonina produzida pelo 5HTP, no é convertida em melatonina a noite. Este é um hormônio responsável pelo relaxamento e indução ao sono.

Ajuda na perda de peso

“Quando o excesso de excesso de peso está relacionado a desordens nos níveis de serotonina, à ansiedade e compulsão alimentar, o 5HTP pode auxiliar no emagrecimento”, diz o nutricionista Gomes.

Entretanto, temos que ter sempre em mente que, sozinho, o 5HTP não faz milagres quanto ao emagrecimento. E imprescindível seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos neste período. O 5HTP deve ser encarado como um auxilio no processo árduo de emagrecimento e não como uma pílula milagrosa.

Melhora a enxaqueca e dores de cabeça

Ainda não há estudos suficientes provando a relação do consumo do 5HTP e a melhora nos quadros de enxaqueca e dores de cabeça, mas uma correlação está sendo investigada, exatamente pelo aumento da produção da serotonina.