Você conhecer todos os benefícios da Banana?

Você conhecer todos os benefícios da Banana?

Compartilhar

A banana é, sem dúvida, a fruta mais popular do Brasil, não é à toa que já fomos chamados de A Republica das Bananas. A fruta além de ser deliciosa, é barata, bastante nutritiva e super versátil. Você pode fazer uma infinidade de pratos doces e salgados com a banana, pode assar ou fritar a fruta, pode até fazer sorvete de banana.

Ela agrada a grande maioria das pessoas e é uma excelente opção de lanche saudável e é de fácil consumo. Você não precisa de uma faca ou recipiente especial para come-la. Basta descascar e pronto. Além disso, depois de tirada do cacho, ela costura durar mais de 1 semana fora da geladeira. Sem contar as infinidades de subespécies, cada um com um gosto e uso diferente: banana da agua, banana prata, banana da terra, banana nanica e por aí vai.

A nutricionista Tassara Moreira, coordenadora do curso de Nutrição da Unime Salvador destaca as qualidades da banana, como uma fruta cheia de nutrientes e que garante energia ao longo do dia. O mito de que banana não combina com emagrecimento é pura mentira:

“Pois em 100 gramas da fruta encontramos apenas 90 quilocalorias. Além de ser fonte de fibras, que proporcionam saciedade, auxiliam no controle do peso e no bom funcionamento intestinal”, diz.

Outro diferencial em relação a outras frutas é o preço. Você pode encontrar facilmente nas feiras livres e supermercados um cacho de banana (ou penca, a depender da região) por cerca de R$ 4,00 a R$ 6,00 o quilo. Não é à toa que a expressão “Preço de banana” quer dizer aquela mega oferta com precinho camarada.

6 benefícios surpreendentes da banana

  1. Regula o intestino

Devido a sua quantidade de fibras, a banana é ótima para regular o intestino (2 gramas de fibras em 100 gramas de banana). “A banana, quando comparada a uma barrinha de cereais, por exemplo, possui 60% mais fibras do que a barra de cereal”, diz.

  1. Sensação de Saciedade

Exatamente devido à grande quantidade de fibras encontradas na banana é que temos a sensação de estomago cheio e saciado após o consumo. “Dessa maneira, é uma boa estratégia para evitar a compulsão alimentar. Dica: no lanche, adicione aveia, linhaça, chia ou castanhas com a banana, assim terá ainda mais saciedade”, explica Tassara.

  1. Adeus Câimbras

“A banana auxilia nas câimbras por ser fonte de magnésio e potássio, minerais que contribuem para as contrações involuntárias, estresse e fadigas musculares. Por isso, a fruta é a queridinha dos esportistas. Cada 100 gramas de banana prata possui em média 25 mg de magnésio e 358 mg de potássio”,

  1. Amiga da Depressão

“Isso acontece porque a banana é fonte de triptofano, importante regulador na produção de serotonina, contribuindo para o bem-estar, ajudando a relaxar e manter o bom-humor, além de diminuir o estresse, a irritabilidade e a contribuir para a tensão pré-menstrual”, explica Tassara.

  1. Regular a Pressão Sanguínea

A banana é uma fonte essencial de potássio (350 mg em 100 g de banana) que, assim como o baixo consumo de sódio ajuda a regular a pressão sanguínea. Para fins de comparação, 100 gramas da fruta têm apenas 1 mg de sódio.

  1. Evita a celulite

A Banana é uma ótima aliada para manter a chamada integridade celular, essencial para evitar as temidas celulites, devido as altas quantidades de silício que mantem a estrutura do colágeno. “Uma dica importante é consumir banana com aveia (principal fonte de silício) e avelãs picadas. Além de contribuir para a beleza da pele, essa é uma combinação saborosa”, destaca.