Você já ouviu falar do Chá de Rooibos?

Você já ouviu falar do Chá de Rooibos?

Compartilhar

Apesar da sua recente popularidade, o chá de Rooibos ainda é desconhecido para muitas pessoas. Ele ficou famoso por ter propriedades bastante semelhantes ao do já consagrado chá vermelho. Originária do África do Sul, o chá de rooibos tem um sabor bastante suave e adocicado, em decorrência das flavanonas e óleos essenciais que nele contem. Mas, o verdadeiro motivo para a sua fama é que a sua frutose não possui açúcar e calorias. Sim, ele é um chá doce com 0 de calorias.

Outra razão que levou o chá de rooibos a ser o queridinho de muitos é a sua ausência de cafeína. O chá verde e preto que já são largamente consumidos, por exemplo, tem uma quantidade de cafeína maior do que a do próprio café! Muitas pessoas se enganam e tentam reduzir o consumo do café optando por esses chás, o que acaba sendo uma péssima ideia, exatamente por conta da cafeína. Para estes, o chá de rooibos também é uma ótima opção.

Se comparado ao chá verde, o chá de rooibos tem uma quantidade mais elevada de minerais, propriedades digestivas além de vitaminas, sem a presença da tão nociva cafeína. Entretanto, devido a sua origem limitada e pelo fato de ainda ser novidade no Brasil, o chá de rooibos infelizmente tem um preço bastante elevado, o que impede a sua difusão no pais todo.

Benefícios do Chá de Rooibos

Antioxidante natural

Este chá possui uma quantidade elevada de antioxidantes como flavonoides, que combatem o envelhecimento precoce das células do corpo. Ele age contra os radicais livres que enfraquecem o sistema imunológico, além de ter propriedades anti cancerígenas e ser ótimo para a saúde do sistema cardiovascular e do coração.

Rico em minerais

O chá de Rooibos tem quantidade elevadas de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, como o zinco, magnésio, cobre, potássio e manganês.

Anti-inflamatório

Os polifernois presentes nesse chá funcionam como um anti-inflamatório natural, prevenindo inclusive uma variedade de doenças.

Ótimo contra alergias

Este chá é usado na África do Sul como antialérgico natural, exatamente devido as propriedades anti-inflamatórias.

Diurético

Por ser diurético, o chá de rooibos ajuda o intestino a funcionar corretamente e promove uma digestão mais fácil. Ele ainda ajuda a evitar a retenção de líquidos, por isso é ideal para pessoas que desejam perder peso. Ele ainda contem altas quantidades de quercetina e quercitrina, que amenizam os efeitos de problemas do trato gasto intestinal, como diarreia, dores de estomago, náuseas e vômitos.

Detox Natural

Outro benefício que vai atrair o pessoal fitness, o chá de rooibos é um ótimo Detox natural, por ser rico em antioxidantes.

Melhora a Insônia

Por não ter cafeína, o chá de rooibos é ótimo para quem sofre de insônia, pois não afeta a qualidade do sono. Na verdade, ele ajuda a indução do sono, pela presença de magnésio e selênio, que são ótimos para curar a insônia.