Você ouve os personagens do livro? Calma, isso é normal

Você ouve os personagens do livro? Calma, isso é normal

Compartilhar

Todo amante da leitura sabe a delícia que é se perder pelas páginas de um livro. O livro não apenas te leva a uma realidade, a um universo completamente diferente do seu, mas te transporta para uma situação diferente, com personagens incríveis. É muito normal ficarmos tristes ou felizes por coisas que acontecem com estes personagens. Vibrar pelas suas conquistas e chorar a sua perda.

Algumas pessoas relatam continuar “ouvindo” as vozes, imaginando a vida daquele personagem, mesmo após o fim do livro. Se você já sentiu isso, fique tranquilo. Esse sentimento é completamente normal, de acordo a um estudo sobe psicologia publicado no aclamado jornal cientifico Cognition and Consciousness. Cerca de 20% dos leitores relataram essa condição depois de terminar o livro.

Ouvir vozes de personagens de livros é normal

Apesar de ser um comportamento completamente normal e saudável, pois acaba indicando um certo grau de amor pela leitura, os pesquisadores ainda não conseguiram explicar esse fenômeno de imersão sensorial. Tampouco ficou claro em que tipo de livro e personagem é mais comum essa identificação, e nem com quais pessoas esse fenômeno ocorre.

Entre os livros que mais provocavam a sensação, a maioria apresentava um personagem que falava consigo mesmo. De acordo com o estudo, a experiência também pode ocorrer porque determinado personagem lembre alguém que a pessoa conhece na vida real, fazendo com que seja mais fácil “ouvir” sua voz de forma tão clara, nítida e duradoura.

Outro fator é a identificação do personagem com o leitor, o quanto o leitor passa a gostar daquele personagem. É como se o leitor virasse amigo do personagem, fazendo com que o escutar a voz dele fosse como ouvir a sua voz interior, principalmente nos momentos de introspecção.