Você sabe porque as madrinhas de casamento nos Estados Unidos usam a...

Você sabe porque as madrinhas de casamento nos Estados Unidos usam a mesma cor?

Compartilhar

Aqui no brasil não há a obrigatoriedade de as madrinhas de casamento seguirem a mesma cor, mas geralmente a noiva indica alguns tons (ou família de cores) que ela prefere. É comum a noiva querer, por exemplo, que suas madrinhas se vistam com tons pasteis e um modelo parecido de vestido.

Já nos Estados Unidos a tradição de vestido de mesmo tom e modelo parecido é lei. Se você já foi a algum casamento Americano, ou ainda se já viu algum programa de noivas na TV já deve ter visto essa tradição e se perguntado o porquê. Muitas vezes as madrinhas questionam o porquê dessa tradição, que acaba forcando elas a escolher um vestido que não querem, de uma cor que não gostam e que possivelmente não irão usar novamente, tudo isso para agradar a noiva.

Porque todas com a mesma cor?

A resposta para essa pergunta tem uma razão muito mais histórica, de uma tradição milenar do que um mero capricho da noiva. É o que diz Hanne Blank, autora de “Virgin, the Untouched History” (em tradução livre: “Virgem, a história intocada”). O proposito dessa tradição está no fato de as madrinhas serem protetoras da noiva contra espíritos malignos. Na tradição antiga, as madrinhas usavam vestidos iguais ao da noiva, o que hoje em dia seria inaceitável, como uma forma de “confundir os espíritos malignos ou aqueles que desejavam prejudicar a noiva”.

No século XIX o papel da madrinha era mais importante. Elas acompanhavam a noiva at;e na sua lua de mel. Durante a antiguidade, era muito comum que a noiva tivesse que percorrer longas distâncias a pé, de sua aldeia até a do noivo para o casamento. As madrinhas eram um grupo de jovens, vestida de maneira semelhante que acompanhava a noiva nessa jornada perigosa, onde tinha o risco de encontrar ladrões e sequestradores no caminho.

Apesar de hoje a tradição não é mais de todas se vestirem de maneira muito semelhante, pois a noiva ganhou muito mais destaque, o fato das madrinhas se vestirem de forma semelhante é um resquício dessa tradição milenar. Nos estados Unidos não apenas o tom é semelhante, como o modelo e o comprimento dos vestidos.