Você sabe realmente porque quer perder peso?

Você sabe realmente porque quer perder peso?

Compartilhar

A grande maioria das pessoas deseja perder peso, nem que sejam aqueles insistentes 2 quilinhos. As respostas para a pergunta você sabe realmente porque quer perder peso? São as mais variadas, desde “tenho que me preparar para o verão”, “vou me casar daqui a X meses e tenho que entrar no vestido” ou ainda “porque tenho aquela viagem para fazer”.

Em geral as pessoas desejam emagrecer para um momento especifico, uma data especifica. Quer seja o casamento ou o verão, poucos são aqueles que respondem a essa pergunta com “porque eu quero ter mais saúde” ou ainda “porque eu quero me sentir bem comigo mesma”. O que esses motivos fazem é gerar um estímulo para nos empurrar em direção ao emagrecimento. Mas a questão que fica é: seu motivo é forte o bastante para fazê-lo emagrecer?

Com esse desejo sem parar de emagrecer e de ter o corpo dos sonhos movimenta uma indústria que milhões em todo o mundo, e o Brasil é um dos principais consumidores. O emagrecimento está associado a diversas esferas da nossa vida. Nossa cultura religiosa, por exemplo, nos faz associar a perda de peso à culpa pela gula e torna nossa mente refém de um comportamento punitivo. Assim, olhamos para nossas gordurinhas e achamos que, para emagrecer, precisamos fazer jus a isso, sofrendo, passando fome… Só assim seremos dignos do corpo dos sonhos.

Ainda podemos nos desvencilhar do excesso gorduroso — e esse, a meu ver, é o fator mais importante — se, ao responder à pergunta apresentada no título deste texto, você perceber que esse desejo de fato o move, o emociona, o empurra em direção a cumprir a meta. Pense em um desejo forte o bastante para você conseguir comer apenas um pedaço daquele alimento que, normalmente, ataca até acabar. Quando você achar a resposta para essa pergunta, saiba, não precisará de dieta. Você já estará no caminho certo.