Você sabe reconhecer um ataque cardíaco?

Você sabe reconhecer um ataque cardíaco?

Compartilhar

As doenças do coração estão entre as mais letais na atualidade. Diversos fatores relacionados ao estilo de vida do homem moderno estão relacionados ao aumento de doenças circulatórias / coronarianas. Entre eles os principais são o sedentarismo e obesidade, stress e má alimentação. Claro que não podemos negligenciar a questão genéticas.

A predisposição genética é determinante para a probabilidade de uma pessoa ter ataque cardíaco ou não e muitas vezes não se relaciona ao estilo de vida. Entretanto, a maioria dos casos de doenças cardíacas estão sim relacionadas a um estilo de vida sedentário e com má alimentação. Já sabemos que o segredo para evitar o aparecimento não só de doenças cardíacas, mas como da maioria de doenças é levar um estilo de vida saudável, se alimentar bem e viver de bem com a vida.

Mesmo assim, é indispensável saber os sintomas que o nosso corpo dá no caso de um ataque cardíaco. Boa parte deles é negligenciado e atribuído a outras doenças ou a um simples mal-estar. O segredo de uma boa “recuperação” pôs um ataque cardíaco ou o fator que vai determinar a sua letalidade é quão cedo foi prestado o socorro. Fique atento aos sintomas abaixo listados pois eles costumam aparecer um mês antes do ataque cardíaco.  Se você, ou algum amigo/familiar apresenta mais de 2 doas sintomas abaixo, o ideal é procurar orientação médica.

Cansaço

O acumulo de gordura nas artérias causa o seu estreitamento e como consequência o coração recebe menos sangue do que deveria para funcionar de maneira correta. Esta falta de bombeamento de sangue suficiente acaba por sobrecarregar o sistema cardiovascular. O principal sintoma é um sentimento de cansaço constante, sem explicação. Vale ressaltar que este cansaço é diferente daquele que sentimos ao praticar uma atividade física ou depois de um dia de trabalho.

Falta de ar

Se não há sangue suficiente no coração, os pulmões também não recebem a quantidade necessária de oxigênio. Estes sistemas são interdependentes. Logo, falta de ar é um sintoma de alerta.

Fraqueza


Fraqueza em todo o corpo significa que há pouco sangue circulando em suas artérias e, consequentemente, os músculos não recebem nem oxigênio, nem a quantidade de alimentos necessários. Se uma pessoa sente muita fraqueza sem motivo aparente e fica inconsciente, deve fazer exames cardíacos.

Peito apertado

É um sintoma muito perigoso. Começa com pequenas pontadas.A intensidade vai aumentando gradualmente, até que se torna impossível ignorar. É um alerta importantíssimo e pode significar a proximidade de um infarto. Atencao a diferenciar este aperto no peito de gases.

Tonturas e suor frio

Tonturas constantes e novamente, sem motivo aparente são outro indico de um mau funcionamento do coracao. O suor frio costuma acompanhar esses quadros de tontura que precedem um ataque cardiaco.

Síndrome de inverno eterno

Indica a proximidade de ataque cardíaco. Muitas pessoas que sobreviveram a esse indício contaram que sentiram um frio inexplicável e tiveram sintomas como os da gripe.

E se você, ou algum familiar apresentar estes sintomas? Procure assistência médica o mais rápido possível para avaliar se o quadro condiz com um ataque cardíaco ou se esta relacionado a outra síndrome.