Você sabe a verdadeira função daquele “sebinho” branco que cobre o bebe?

Você sabe a verdadeira função daquele “sebinho” branco que cobre o bebe?

Compartilhar

O corpo humano é uma verdadeira máquina. Por mais que muitas vezes a gente não saiba a função de alguns órgãos, ou ainda como temos pelos em determinadas partes do corpo, tudo tem um motivo. Você já pensou no porque o bebe nasce coberto por um sebinho branco?

Esse sebo na verdade é o chamado vérnix (vérnix caseosa), que é uma camada de gordura. A sua principal função é proteger a pele delicada do feto no ventre da mãe. Ao revestir o feto com essa gordura, o ato do bebe deslizar o útero para o canal pélvico, facilitando o trabalho de parto natural.

Quando aparece a vérnix caseosa?

Por ser uma película preparatória para o momento do parto, essa camada de gordura apenas aparece no feto nos últimos meses de gestação. Isso porque as glândulas sebáceas responsável pela excreção dessa gordura se torna ativa apenas nos últimos momentos da gestação. Já a cor dessa película se dá pela mistura de gordura produzidas pelas glândulas sebáceas e das células de descamação do feto.

Esta camada de gordura, que pode ser mais densa ou fina, é capaz de proteger a pele do bebê contra os efeitos do contato permanente com o meio úmido do útero, além de atuar como um lubrificante natural durante o trabalho de parto, ajudando o bebê a deslizar mais facilmente pelo canal de parto até o exterior.

Ainda no útero, o vérnix blinda a pele do bebe, tornando impermeável. Isso ajuda no combate a infecções por bacterianas e outros microrganismos. Já após o nascimento, o vérnix isola o bebe recém-nascido do ambiente externo, das ameaças como microrganismos e ainda protege o bebe da diferença de temperatura do ambiente externo e do útero materno.

O que fazer com vérnix do bebê?

Muitas mamães querem ver os seus bebes bonitos e cheirosos e acabam dando banho no bebe logo após o nascimento. A pratica de banhar o recém-nascido, minutos após o nascimento é bastante comum em hospitais, mas pode não ser a melhor pratica. Isso porque o vérnix é a camada de proteção do bebe, que vai mantê-lo protegido do ambiente externo e hostil.

Por isso, o ideal é deixar o bebe com o vérnix, até que ele seja absorvido completamente pelo organismo do bebe. Em geral, em apenas algumas horas do nascimento essa camada protetora de gordura já desaparece, mas pode demorar até 24 horas. Por isso, resista ao impulso de dar banho no bebe e deixe a natureza fazer a sua parte de proteger o recém-nascido.