Você sabia que alguns aparelhos gastam energia até desligados?

    Compartilhar

    Com o preço absurdo da energia elétrica, muito estão passando a avaliar o consumo dos aparelhos domésticos que tem em casa, e até a real necessidade deles. A maioria das pessoas acredita que basta desligar o aparelho no botão para que ele deixe de consumir energia.

    Mesmo que você não saiba, boa parte dos aparelhos tem o chamado stand by, que é um modo que eles continuam ligado, gastando menos energia. Sabe aquela luz vermelha que você sempre vê na TV ou no DVD? Este modo é exatamente para ligar o aparelho com facilitada através do controle remoto.

    Além do modo stand by, alguns aparelhos que não tem este modo, se continuarem na tomada, consomem a chamada “energia fantasma”, que é uma energia que acaba sendo desperdiçada e não percebemos. Estes aparelhos, mesmo desligados e sem modo stand by, podem consumir de 1 a 50 watts por hora.

    Estes números podem parecer relativamente poucos, mas pense na quantidade de aparelhos que temos em casa. Desde a TV no stand by até o rádio ou roteador da internet, ligados 24 horas por dia. No final do mês, a diferença na conta de energia é significante. Mesmo que você não passa a tirar todos os aparelhos da tomada, sempre é bom ter conhecimento de onde o seu dinheiro (em forma de conta de luz) está sendo consumido

    Preparamos uma lista com o consumo de cada aparelho (em média), por hora. Claro que podem ocorrer variações de acordo a potência do seu aparelho. Quem sabe você não passa a adotar o habito de tirar estes aparelhos da tomada para economizar energia e ajudar o planeta?

    • Computador: até 21w/hora desligado e 80w ligado.
    • Notebook: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado.
    • Vídeo-game: 23 watts ligados e 1w/hora desligado.
    • Aparelho de som: 15 watts por hora.
    • Microondas: até mais de 3 watts por hora.
    • TV: 3 watts por hora.
    • Home theater: 19.5 watts por hora.
    • Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora.
    • Cafeteira: 1 watt por hora.
    • Carregador do celular: Apenas por estar plugado na tomada, ele já consome 1 watt por hora. Durante o carregamento o consumo é em média de 8 watts. Se mantido ligado após a bateria 100% carregada, o consumo é de 4.5 watts.

    Se contado o modo stand by de alguns aparelhos mais o chamado consumo fantasma, acabamos nos assustando o quanto de energia estamos desperdiçando diariamente ao, por questão de comodidade, manter o aparelho na tomada.

    Agora faca a conta multiplicando esse consumo por hora em 24 horas do dia e depois pelo mês, para realmente repensar o seu uso de energia. Tanto o seu bolso quanto o planeta vão agradecer!