Você sabia que os cabelos também envelhecem?

Você sabia que os cabelos também envelhecem?

Compartilhar

Você sabia que não apenas a sua pele e o seu corpo envelhecem com o passar dos anos, mas também os cabelos? Sim, o tempo é implacável até com as nossas madeixas. E os sinais do envelhecimento vão muito além da perda da cor e o aparecimento dos primeiros fios grisalhos e brancos.

Com o envelhecimento, os fios começam a ficar mais finos, fracos, sem corpo e sem volume. Assim como a nossa pele, os primeiros sinais do envelhecimento dos fios ocorrem por volta dos 40-50 anos. O aparecimento dos grisalhos é apenas o primeiro sinal de que a idade está chegando.

O excesso de química como tratamentos alisastes e até as tinturas em excesso também danificam os seus fios, comprometendo a sua saúde. O uso do calor do secado r chapinha, assim como a exposição aos raios solares UVA e UVB também acelera este temido processo natural. Outros fatores hormonais também são grandes influenciadores como os seus fios irão se portar, independentemente da idade.

Mas, fique tranquila que ainda é possível reverter os sinais do envelhecimento dos cabelos. O mais indicado é sempre procurar um profissional capacitado como um dermatologista. Ele poderá diagnosticar a saúde dos seus fios e do seu couro cabelo. Mas, se você ficou na dúvida se o seu cabelo está envelhecendo ou não, fique atenta a estes sinais:

Fios mais fracos

O primeiro grande sinal do envelhecimento do cabelo é que os fios se tornarão mais fracos. Eles passam a cair e se quebrar com muito mais facilitada. O aparecimento de pontas duplas também é frequente

Perda de Volume e massa capilar

Se os seus cabelos eram volumosos você talvez não note, ou até goste da perda de volume, mas saiba que ela também é sinal forte para o envelhecimento das madeiras. Aquele rabo de cavalo cheio e denso é coisa da juventude. O seu cabelo vai parecer menos denso do que antes. Para quem usa tratamentos alisastes como as escovas progressivas, a perda do volume é muito mais significante e dá um aspecto de fios sem vida.

Ressecamento

Você pode notar os primeiros sinais do ressecamento nos fios nas pontas. Elas ficarão mais ásperas e com mais pontas duplas. Com o tempo o ressecamento de alastra por todo o cabelo. Se os seus fios eram oleosos na juventude, eles podem se tornar secos ou mistos com o passar dos anos.

Pouco brilho

Cabelo opacos e sem brilho também são sinal de fios envelhecidos. A cor é o principal sintoma do envelhecimento, uma vez que os cabelos vão perdendo a pigmentação natural. Vale notar também que as tinturas costumam durar muito menos tempo em cabelos grisalhos do que virgens e jovens.

Queda de cabelo

A idade traz a queda de cabelo não só para homens, mas também para as mulheres. Com o envelhecimento geral do corpo, há uma redução na taxa de crescimento dos fios, o que acaba dificultando a renovação celular.