A receita para perder peso é bastante simples: seguir uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com frequência. Além de perder peso, essa receita é a base para uma vida e um corpo saudáveis. Entretanto, para muitos e por uma série de fatores, o processo de emagrecimento é um verdadeiro desafio, que nunca é vencido.
Seja por decorrência de doenças e distúrbios (como o da tireoide) que sabotam o processo de perda de peso, por falta de forca de vontade suficiente, falta de tempo e/ou apoio emocional, emagrecer nunca é tarefa fácil. Por isso, ajude aquela sua amiga ou colega de trabalho que deseja perder uns quilos, seja por questão de saúde ou estética. O que muitas vezes as pessoas em dieta precisam é de compreensão e um ombro amigo, um apoio livre de julgamentos.
Muitas pessoas que já tentaram todos os artifícios, dietas da moda e exercícios malucos, mas não conseguem perder peso, acabaram achando na terapia a solução definitiva. O apoio emocional de um profissional capacitado pode apresentar resultados surpreendentes, principalmente para aqueles que sofrem de distúrbios alimentares como compulsão, vigorexia, bulimia ou anorexia.
Como a terapia pode ajudar no emagrecimento
A linha de terapia psicológica mais recomendada para aqueles que desejam não apenas afinar, mas sim mudar a sua relação com a comida é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ela se baseia na análise para posterior correção de pequenos comportamentos e distúrbios comportamentais que levam a aquele comportamento. Por exemplo, por meio da TCC, é possível identificar o que dispara o gatilho da compulsão alimentar, de comer besteira em uma determinada pessoa.
A psicóloga do SPA Sorocaba, e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental para a perda de peso, Dra. Lauren Archilla, o motivo por trás desses comportamentos autodestruidores varias de coisas simples até mais complexos. Um exemplo pode ser uma simples falta de tempo para preparar as refeições e consequentemente se alimentar bem, até o termino de um relacionamento abusivo que acabou gerando esse comportamento sabotador.
O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
O TCC é indicado para qualquer pessoa que deseja perder peso definitivamente, e é mais indicada em casos onde são necessários controlar certos comportamentos imediatamente. É o caso das compulsões alimentares, ansiedade, depressão e insônia. A TCC já é reconhecida pela ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica como uma ferramenta essencial no processo de mudança alimentar.
Geralmente são feitas algo entre 12 e 40 sessões de uma hora. As primeiras sessões são mais para que o profissional conheça aquela pessoa, possa estudar seus comportamentos e traçar uma estratégia para corrigi-los. A pessoa pode sentir os primeiros resultados por volta da 5 sessão. Em alguns casos mais graves, de compulsão alimentar aliada a outros distúrbios, como a ansiedade, o uso de medicação pode ser necessário para facilitar o processo.