Yoga – Qual tipo praticar?

Yoga – Qual tipo praticar?

Compartilhar
yoga

A prática do Yoga invadiu o ocidente já faz muitos anos, atingindo um pico recentemente.

Virou uma verdadeira febre, com escolas e centros de prática de Yoga e cursos de formação abrindo em muitos lugares. Junto com essa febre, surgiram diferentes estilos de Yoga, de prática e filosofia, e as escolas, centros e instrutores foram aparecendo cada vez mais especializados.

Então, em busca de saúde e qualidade de vida, você resolveu experimentar praticar o Yoga. E eis que, numa simples busca na internet, ou em uma conversa com pessoas que já pratiquem, você se depara com tantos tipos de Yoga: Hatha, Ashtanga, Bikram, Power, Kundalini e tantos outros.

Como saber qual deles é o mais certo para você?

O ideal é fazer uma aula experimental de cada tipo para ter certeza de qual é mais compatível com seu ritmo, sua personalidade, e o que busca. Mas, para ajudar de antemão, explicamos de forma breve e resumida os seis estilos mais comuns e populares.

 

Hatha Yoga – É a definição da prática física do Yoga. Todos os outros estilos físicos são vertentes do Hatha. Os centros de Hatha Yoga, no entanto, têm uma abordagem mais básica e clássica da prática – ásanas (posturas), exercícios de respiração e meditação.

Ashtanga – É um tipo de vinyasa – sequências fluentes de posturas, comandadas pela respiração. Não é uma prática estática. É intensa, sempre com movimentos fluentes, com sequências pré-definidas.

Power Yoga (ou Vinyasa) – Prática de vinyasa adaptada do Ashtanga. Não segue as sequências fixas, é uma prática ativa e bem atlética, ótima para quem gosta de algo mais aeróbico e de suar. Centros de Vinyasa (ou, ainda, “flow”) são geralmente o mesmo que Power.

Iyengar – B.K.S. Iyengar é o fundador desse estilo, falecido recentemente. É um estilo bem definido em sequências e acessórios – é o estilo dos bloquinhos, faixas e outros. Com um grande foco em saúde e correção de posturas, é excelente para quaisquer pessoas em quaisquer condições de saúde.

Bikram Yoga – É uma forma de “hot yoga”. Posturas são feitas numa sala quente e úmida, em séries de 26 ásanas básicos, feitos duas vezes, com sudorese intensa.

Kundalini – Kundalini é o nome dado à energia do seu corpo, figurada como uma serpente a partir da base da coluna. A prática deste estilo de Yoga é focada no despertar da Kundalini, por meio de poses revigorantes, práticas respiratórias, tudo sempre em movimento.

Geralmente as escolas de Yoga oferecem aulas experimentais. Aproveite! Veja quais estilos te agradam mais para fixar uma prática semanal.